Abelhas são aliadas da produtividade

A canola é uma novidade na região e uma boa opção de cultivo para a safra de inverno em Campos Novos e desde o início de sua implantação, na safra de 2012, técnicos e agricultores buscam informações e ferramentas para aumentar a produtividade da cultura.

Mas para que a canola proporcione mais rentabilidade ao produtor, muito se tem feito na Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam. De acordo com o Engenheiro Agrônomo Cristiano Nascimento, a adaptação com a cultura é continua. “Tanto o produtor, como o departamento técnico da cooperativa, ainda estão em fase de adaptação com o manejo da cultura, mas desde o primeiro ano de cultivo buscamos formas e soluções para uma maior produtividade e rentabilidade da lavoura, desde o preparo do solo, tratos culturais e uma maior polinização da cultura”, ressaltou.

Polinizar a área, por meio de insetos polinizadores, como abelhas, pode proporcionar um incremento na produção final das áreas. “Com pesquisas realizadas, temos dados que atestam que com auxilio de insetos polinizadores, com a implantação de abelhas melíferas dentro da lavoura, temos apresentado um resultado diferente para o produtor. Como em outras culturas, sabemos que a cultura da canola emite um número de flores a mais do que consegue polinizar e com a introdução de abelhas para o aumento da polinização podemos incrementar uma produção ou rentabilidade entre 17 a 30%, ou seja, é lucro ao produtor”, destacou Cristiano Nascimento.

·         A reportagem completa você confere na edição impressa do Jornal O Celeiro de 23 de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui