Aeróbica, lutas e ginástica funcional x musculação

Os exercícios Aeróbios
mauricio(realizados de forma contínua em períodos mais longos de baixas intensidades – caminhadas, zumba, jump, ciclismo, etc), dão ênfase ao metabolismo aeróbio como via de reposição energética, isto é, favorecem o emagrecimento. Já os exercícios Anaeróbios (realizados de forma não contínua em curtos períodos de altas intensidades – tiros curtos em alta velocidade, séries de saltos, musculação, etc), dão ênfase ao metabolismo anaeróbio como via de reposição energética, ou seja, focam o ganho ou manutenção da massa magra. As lutas (muay thai, Kick boxing, capoeira, jiu jitsu, etc) ou a G. Funcional, dependem de diversos fatores para a definição das vias energéticas em destaque, porém, ambos os metabolismos estão presentes em maior ou menor escala.

Estudos recentes provaram que o melhor resultado para quem deseja emagrecer, está na combinação de exercícios aeróbios com anaeróbios.

“Então aulas de aeróbica, lutas ou ginástica funcional, devem ser combinadas com a musculação orientada para se obter uma grande melhora nos resultados, seja para o emagrecimento ou para outros objetivos”. Quem associa a musculação orientada às demais atividades, gera um aumento na sua Taxa Metabólica de Repouso, aumentando o gasto calórico e melhorando sua composição corporal, pois o ganho muscular necessita de um superávit energético.

ATENÇÃO: praticantes de aeróbica, lutas, ginástica funcional, em fim, de quaisquer atividades em geral, devem incluir na sua rotina semanal a musculação orientada por especialistas, pois o trabalho de força é extremamente indicado para a manutenção da saúde, qualidade de vida e da autonomia de todos os indivíduos, atuando inclusive na prevenção de lesões geradas pelo impacto em articulações como: coluna, joelho, tornozelo, entre outras. O registro fotográfico abaixo foi realizado na Academia Estação Saúde.

Maurício Azevedo – CREF 9159-G/SC

Especialista em Atividade Física e Performance Humana

Licenciado e Bacharel em Educação Física

Diretor Geral da Academia Estação Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui