Sobrancelhas perfeitas

Inegável que as simonesobrancelhas são a moldura dos nossos olhos. São elas que realçam o olhar. Mas qual mulher não passou pelo drama de ter estragado a sobrancelha? Todas nós, em algum dia de nossas vidas, tivemos alguns fios arrancados a mais, ou a menos. Sem contar que é mais comum do que se imagina na adolescência, as meninas decidirem elas mesmas mudar o contorno e o formato e com uma pinça ou lâmina de depilação, elas mesmas fazem o estrago. A boa notícia é que os pelos crescem de novo, porém se continuarmos com hábitos errados, corremos sério risco de não ver os fios crescerem novamente.

As tendências de comportamento também ditam uma espécie de moda para as sobrancelhas. Houve uma época em que fashion era tê-las bem fininhas e definidas a lápis, atualmente a regra é quanto mais natural, melhor, ou seja, conservar o seu formato natural e retirar apena os excessos. Também entrou em cena o profissional especializado no assunto: designer de sobrancelha, sendo que existe curso específico. Isto significa que é preciso aprender para traçar uma sobrancelha bem feita.

Atualmente, homens e mulheres têm procurado estes profissionais a fim de darem uma levantada no visual. Os homens buscam se livrar do excesso de pelos que os deixam carrancudos, sem contar que é mesmo feio uma sobrancelha masculina grossa e cheia daqueles pelos que crescem desproporcionalmente aos demais.

A sobrancelha é uma ferramenta poderosa. O seu formato pode passar uma imagem de austeridade, pode deixar o visual mais leve e tranqüilo, pode rejuvenescer, ou não. É isso que faz o designer de sobrancelhas. Em casa, se pode tirar os excessos e usar a maquiagem para deixá-las volumosas e harmoniosas.

O bom profissional nesta área vai prestar atenção nos detalhes naturais do rosto antes de colocar a pinça em ação. Por exemplo, o comprimento ideal das sobrancelhas tem que levar em consideração o tamanho dos olhos e a base do nariz. Existe um instrumento específico com o qual ele medirá as distâncias entre estes pontos. Outro ponto que conta muito é se olhos são separados, daí a jeito é estreitar esta região não retirando muitos pelos, mas se a distância entre os olhos for estreita, a solução é “alargar” esta região depilando um pouco mais. Não se engane a teoria parece fácil, no entanto, é quase impossível fazer isso em casa.

Outro drama se refere à espessura ideal. Os profissionais ensinam que, quanto maior o espaço entre as pálpebras, as sobrancelhas, mais grossas elas podem ser, mas sempre prestando atenção no efeito que isso causa no visual porque ele tenderá a ficar “pesado”, lembrando que a expressão do rosto deve ser sempre leve e harmoniosa.

E será que a cor da sobrancelha deve seguir o tom do cabelo? O melhor é que sejam da mesma cor da raiz dos cabelos, é preciso ter cuidado se a intenção é pintar os fios da sobrancelha porque o resultado final pode ser um efeito vulgar ou carregar demais a aparência.

Para garantir o visual bonito é preciso penteá-las. Para isso existem escovinhas especiais. Penteie os fios para o alto e depois no sentido do comprimento. Ou ainda, penteie para o alto e ajeite as pontas.
Para cobrir as falhas use sombra marrom que deve ser aplicada com o pincel chanfrado. O lápis marca mais o visual, deve ser usado em pequenos traços, e depois esfumaçado com uma escovinha. As loiras podem usar o lápis cinza para isso. Lembrando que apesar de trazer bons resultados na hora de preencher falhas, o uso contínuo do lápis, pode dificultar o nascimento de pêlos e até causar queda.

O formato ideal das sobrancelhas é aquele que dá harmonia ao rosto, mas deve agradar a quem está usando. Nada pior do que não gostar da própria imagem refletida no espelho. Os modelos arredondados são bem femininos e passam simpatia, deve ser reforçada com iluminador na parte externa. Os modelos arqueados exigem mais atenção principalmente na hora de formatar a sobrancelha e na hora da maquiagem também, muito iluminador pode ser um desastre. As sobrancelhas retas também são muito usadas, mas precisam estar sempre limpas e no dia a dia o iluminador não pode faltar, é ele quem dará mais leveza ao visual.

E ainda mais, não fique desanimada se a sua sobrancelha está fininha e parece que os pelos não crescem mais, procure um dermatologista que existem medicamentos capazes de verdadeiros milagres neste sentido.

Por Simone Tavares – Esteticista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui