Apae desenvolve Projeto “Primeiros Passos”

 

Desde 2014, é desenvolvido na Apae Clínica em Campos Novos, o Projeto “Primeiros Passos”, que tem por objetivo investir em atividade de incentivo e mobilidade usando andadores Pacer Trainer e Triciclos Riffon, próprios e adaptados.

Os equipamentos visam atender as necessidades de alunos do Centro de Atendimento Especializado – Caesp Menino Deus, que possuem algum tipo de deficiência física que os impedem de desenvolver a marcha funcional, num primeiro momento, independentemente de auxílios. Assim como a possibilidade de treinar o uso de equipamentos como o triciclo adaptado.

O projeto é patrocinado pela Campos Novos Energia  – Enercan S.A, com valor total de R$ 60.500,00, verba repassada em parcelas, conforme a aquisição dos equipamentos. A parceria foi buscada devido ao alto custo dos equipamentos. O andador pacer trainer consiste numa base, a qual varia nos tamanhos mini, pequeno, médio, grande e XL, com seus acessórios. Os acessórios são fixados na base e fornecem os auxílios necessários para a realização do treino da marcha, de acordo com a necessidade de cada aluno. O triciclo riffon também se utiliza de adaptações necessárias a cada tipo de necessidade, proporcionando o treino de pedalar de uma forma segura e adaptada.

Conforme a Terapeuta Ocupacional da Apae Clínica, Juliana de Mello Moura Brito, o projeto vinha sendo idealizado desde 2009, quando ela participou do Curso de Tratamento Neuroevolutivo Bobath, oportunidade em que conheceu os andadores importados. O primeiro andador foi adquirido em 2014.

O projeto foi inscrito junto à Enercan, por Juliana e pela assistente social Bruna Fernanda Mazzuco. A Apae Clínica já conta com dois andadores e acessórios, além de um triciclo. A intenção é adquirir ainda outros dois andadores, nos tamanhos M e G e mais um triciclo.

* A Reportagem completa você confere na edição impressa desta quinta-feira, 13 de agosto, no Jornal O Celeiro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui