Brasil! As Falácias dos Desgovernados

11174958_1416033302048332_1999015204355952566_nCreio que a situação política atual, vai nem além das concepções filosóficas ou ideológicas que ditam a hipocrisia. Nossa nação se transformou num celeiro, riquíssimo, de desdém e desqualificação à inteligência das pessoas. Como consequência, a parte não comprometida com esse contexto medíocre de pão e circo, esvai-se em motivação e explode numa frustração de descaso.

Onde estariam as pessoas honestas e de boa vontade? Princípios e valores escoaram pelos ralos? Não existe e jamais tivemos o prazer de saber o que seria a tal pátria educadora, aliás, fazer-nos ignorantes tornou-se o maior veículo desse autoritarismo subliminar que vivemos. Não somos exemplos nem para a saúde, muito menos para a segurança pública. Nosso país se desenvolveu como o grande elefante branco que se fragiliza frente a qualquer camundongo.

Economicamente? Alcançamos com excelência a habilidade do desvio, sem nenhum tipo de vergonha e de esforço para nos sócio educarmos. Marginalizar-se passou a ser razão para orgulho e um sentido a seguir. Epidemicamente, perdemo-nos frente nossas responsabilidades sociais e, assim, abandonamos a exaltação àquilo que é óbvio e ao que é nosso dever enquanto cidadãos: paramos de fazer … de acionar tudo aquilo que nos é de obrigação. Nossa crise não é financeira, somos riquíssimos! O problema está, tão somente, na falta de vergonha na cara do que louvamos como sendo o jeitinho brasileiro.

O PT é sim, o balaio de gato da vez. Com certeza o mais intenso e voraz. O agrupamento de pessoas que buscou junto às massas um voto, de confiança, para poder aplicar a igualdade e a liberdade para todos. Acabou vendendo essa ética e, premeditadamente, desviando-se de sua filosofia, nunca se perdendo. Contudo, todas essas falácias e condutas desviantes, participam da cultura desse lar chamado Brasil. O oportunismo é histórico. A desigualdade, constante. A falta de oportunidade, produzida pelo oportunismo, uma retórica.

Porém, é preciso refletir, e muito: essa realidade é, com certeza, petista! Igualmente pertence a qualquer outra sigla partidária que visa ascender para fazer uso do poder. É política, onde cada um de nós está inserido a esse conjunto, pois somos os únicos responsáveis por conduzirmos cada um desses senhores e senhoras ao poder. Eleitos e eleitores que se cumpliciam em unisom (confirma). Somos todos responsáveis pela catástrofe construída.

Talvez esse seja o instante essencial para que resgate da cidadania aconteça e possamos oferecer aos nossos filhos, a tão falada futura geração, um exemplo concreto de dignidade e a condição para uma vida melhor. Isso dependerá de cada um de nós. Afinal, tornamo-nos, sem exceção, cúmplices de um crime histórico educacional.

Por Clécio Carlos Gomes – Psicólogo especializado em Psicopatologia, Psicologia Clínica e Terapia Sexual (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana – SBRASH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui