Meninas devem fazer segunda dose de vacina contra HPV

hpv-nas-escolas-1Neste mês de setembro, o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Saúde dos municípios, está intensificando a campanha para que meninas que já fizeram a primeira dose da Vacina contra o HPV procurem os postos de saúde para a segunda aplicação.

As doses da vacina são gratuitas e direcionadas para adolescentes de 9 a 13 anos. De acordo com a técnica em enfermagem de Campos Novos, Lais Picinin, responsável pela vacinação, a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e é gratuita. Já a terceira dose é um reforço que deve ser feito cinco anos após a primeira.

Campos Novos atendeu um público de 51% da meta na primeira dose em 2015 e segundo Lais Picinin, isso preocupa. “Na primeira dose atingimos 51% dessas meninas e agora na segunda dose, precisamos aumentar esta cobertura e vacinar 90% das meninas, pois essa é nossa meta e é preocupante esse índice baixo, pois significa que tem meninas que não estão se vacinando e continuam expostas ao risco das lesões do HPV”, informou Lais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui