Ela venceu o câncer de mama

1O Outubro foi rosa e a campanha mostrou mais uma vez que a prevenção e o diagnóstico precoce são os meios mais eficazes no combate ao câncer de mama. A Campanha recebe o apoio todos os anos do Jornal O Celeiro, que nesta edição traz para você leitor o depoimento de uma vitoriosa na luta contra a doença.
Leonora Arcaro Dalamico tem 70 anos e há 16 anos enfrentou sua primeira batalha contra o câncer de mama com a retirada do seio direito. Mais tarde, em novembro de 2012, teve que retirar a mama esquerda. Uma história que poderia ser sinônimo de tristeza, mas não para Leonora, que enfrentou todas as etapas do tratamento com força e determinação.
O primeiro diagnóstico demorou a ser feito. Leonora Arcaro Dalamico conta que morava no sítio, localizado 17 quilômetros depois de Anita Garibaldi. Por falta de informação, ela não reconheceu os primeiros sintomas do câncer de mama. “O bico do seio afundou e eu fiquei assim ainda por dois anos. Aí rachou o bico do seio e eu não contei pra ninguém. Só eu e meu marido sabíamos. Comecei a sentir dor e ardência, cheguei a ir um benzedor e ele me disse que era figo”, contou Dona Leonora.
A descoberta do câncer veio com a ida ao município de Anita Garibaldi de uma médica de Curitiba, com quem Leonora fez uma consulta e o diagnóstico foi pela retirada imediata da mama direita. “Eu só levantei a blusa e ela disse: vai fazer mamografia e retirar o seio. Aí eu me desesperei. Fui fazer a mamografia em Lages e confirmei. Me internei em Florianópolis e fiquei 17 dias no hospital”, relatou.
Até então Leonora nunca havia feito nenhum exame de mamografia. Depois da retirada da mama, o exame se tornou rotina, realizado a cada seis meses. Quando descobriu o câncer na mama esquerda, ela já morava em Campos Novos e frequentava a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Leonora Dalamico preferiu não realizar a cirurgia de reposição das mamas e todo o mês ela recebe pelo Sistema Único de Saúde, um sutiã de silicone. Com as sessões de quimioterapia e radioterapia, a queda do cabelo foi inevitável, momento vivido com lucidez, relatou ela. “Fiz as quimioterapias em Joaçaba e as radioterapias em Lages e agora estou me tratando em Joaçaba. Na terceira sessão de quimioterapia quando fui tomar banho, enchi as mãos de cabelo, que caiu por todo o banheiro. Fui na cabeleireira e raspei, porque eu não estava nem aí para o cabelo. Eu penso assim, tem que ter fé em Deus e nos médicos. Eu sou uma vencedora na frente de Deus e dos meus amigos”, concluiu Leonora, observando que encontrou na família e na Rede Feminina o apoio necessário para seguir em frente com entusiasmo e alegria de viver.

Mulheres respondem positivamente à Campanha Outubro Rosa

Em mais um ano a Campanha Outubro Rosa sensibilizou número expressivo de mulheres em Campos Novos, mobilização organizada pelas voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
A campanha compreendeu a realização de palestras de orientação sobre o câncer de mama e de colo de útero, celebração, participação da Romaria ao Santuário de Aparecida, entre outras atividades, todas no intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças.
No sábado, 24 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia de Saúde, com o funcionamento das oito Estratégias de Saúde da Família, mais a Unidade Saúde Central. De acordo com a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família – ESF, enfermeira Mayara da Silva Antunes Serena, as mulheres atenderam ao chamado e compareceram às unidades. Foram agendados 94 exames de mamografia e realizadas 176 coletas para o exame preventivo de colo de útero, além de 110 avaliações de saúde bucal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui