Projeto Balde Cheio apresenta excelentes resultados para os produtores de leite

A Secretaria de Agricultura de Campos Novos está desenvolvendo o projeto “Balde Cheio” que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia em propriedades familiares. Sua metodologia utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como sala de aula teórica e prática.

De acordo com o Secretário da pasta, José Adelar Carpes, o principal resultado é a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor, permitindo a fixação da família no meio rural. “O produtor passa a olhar a atividade como um negócio e investir em animais, infraestrutura, pastagem e na gestão do empreendimento”, destaca ele.

Nas fotos abaixo é possível conferir o desenvolvimento do pasto perene de Jiggs implantado no mês de janeiro de 2015 na propriedade da família Gauger na comunidade da Gerassul. Neste local estão 65 vacas holandesas com media de 23 e 25 litros em uma área de 8 hectares de Jiggs, com 37 piquetes todos do mesmo tamanho.

No mês de dezembro será realizado um dia de campo nesta propriedade. De acordo com o engenheiro agrônomo Daltro Walter, a finalidade do dia de campo é que os produtores de gado de leite e de corte possam conhecer o pasto, manejo, época de plantio, correção de solo, adubação, piqueteamento, entre outros.

O projeto Balde Cheio está atendendo mais de 30 famílias e vem apresentando excelentes resultados. A Secretaria de Agricultura conta com um engenheiro agrônomo e um médico veterinário que prestam toda assessoria aos produtores cadastrados, realizando visitas periódicas e oportunizando a troca de informações com outros produtores.

15.10

  • Com informações da Assessoria da Prefeitura de Campos Novos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui