Doenças Crônicas: Hipertensão Arterial

20150611_124543Causas: A pressão alta ou hipertensão arterial ocorre quando aumenta a força que o fluxo de sangue exerce sobre a parede dos vasos. Este aumento da força “estraga” a parede dos vasos (arteriosclerose), sobrecarregando o coração que tem que fazer mais força para bombear o sangue, e os rins onde a pressão de filtração fica muito grande.

O problema pode estar nos vasos cujas paredes têm músculos que podem se contrair aumentando a resistência à passagem do sangue ou ainda, a um maior fluxo de sangue pelo sistema circulatório: o coração pode bater com maior freqüência e intensidade.

Benefícios da Atividade Física Regular e Orientada no Tratamento da Hipertensão

O efeito do Exercício Físico sobre a queda da pressão arterial é independente da perda de peso que ele pode proporcionar. Além disso, sabe-se que a atividade física não diminui o risco cardiovascular somente através da queda na pressão, melhora também o nível de colesterol e o perfil glicêmico (diminui o risco de que a pessoa se torne diabética). Em pacientes hipertensos que associam exercício ao uso de medicação anti-hipertensiva, o controle da pressão é mais fácil, podendo inclusive diminuir a quantidade de medicação necessária para o controle.

artwork-of-human-arterial-system-john-bavosiMusculação e Hipertensão

Até recentemente, somente o exercício dinâmico era recomendado para hipertensos.

A sociedade americana de cardiologia publicou, no início de 2000, artigo incentivando os exercícios isométricos (incluindo a musculação), desde que combinados com os do tipo aeróbico e com o acompanhamento de profissionais especializados. Os exercícios de musculação podem ser feitos três vezes por semana durante trinta minutos. Esta modalidade de exercício foi considerada segura para pessoas com pressão até 160 x 100 mmHg.

 

Por: Maurício Azevedo – CREF 9159-G/SC

Personal Trainer

Especialista em Atividade Física e Performance Humana

Licenciado e Bacharel em Educação Física

Diretor Geral da Academia Estação Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui