Coocam completa 23 anos de atuação com a implantação de mais uma filial

Além da nova unidade de armazenagem de grãos do Mato Grosso, adquirida em 2015, cooperativa vai construir Posto de Combustíveis em Campos Novos.

A palavra de ordem na Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam é expansão. Nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, a Cooperativa comemora seus 23 anos de fundação e soma a sua trajetória um trabalho baseado nos pilares do cooperativismo nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

5
Nova filial em Ribeirão Cascalheiras – MT

Com a implantação da nova filial em Ribeirão Cascalheiras – MT, no ano de 2015, a Coocam passa a ter seu sétimo ponto de atuação, já que possui a matriz em Campos Novos, a Coocam Rações e a Coocam Transportes também sediados nesta localidade, além das filiais em Curitibanos e Lebon Régis e no município vizinho de Barracão, no RS.

A atuação em diferentes locais e em diferentes áreas é fruto de um processo de gestão democrático, baseado no planejamento estratégico e na busca constante de novos negócios, lucrativos e rentáveis para seus associados.

Para 2016 a cooperativa tem por meta a agregação de valores ao seu capital, com a inserção de mais uma atividade através da implantação de um Posto de Combustível em frente à matriz. O projeto já está finalizado há algum tempo e recebeu, por parte da municipalidade, alvará que permite o início das obras. A previsão é que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre.

1
João Carlos Di Domenico

De acordo com o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, os investimentos da Coocam visam, em primeiro lugar, agregar valores aos negócios dos associados e dar condições de trabalho a eles. “Assim foi motivada a decisão de investir no estado do Mato Grosso, onde um grupo de associados da Coocam passou a investir em produção, e assim também está sendo com a implantação do posto de combustível. Nosso papel é dar suporte aos nossos associados e buscar expansão e atuação em novos negócios para eles. Nossa força é o associativismo, trabalhamos baseado em seus pilares”, comentou.

Como uma das cooperativas integrantes da Federação das Cooperativas de Santa Catarina – Fecoagro, a Coocam busca, em parcerias de sucesso o seu desenvolvimento, disponibilizando aos clientes produtos e serviços de alta qualidade. “Acreditamos em trabalho integrado, em parcerias lucrativas e sólidas. Assim, trabalhamos em parceria com a Fecoagro, com a BRF – Brasil Foods e demais empresas que impulsionam e participam de nossa consolidação e crescimento.”, explicou.

Produção focada no mercado

4
Engenheiro Agrônomo, Helan Paganini

Com capacidade de recebimento de grãos alcançando 6 milhões de sacas, a Coocam trabalha de forma personalizada dando segurança ao associado e cliente do plantio a colheita. Com departamento técnico atuante e profissional, a cooperativa trata cada lavoura com dados baseados no histórico de médias e trazendo para a lavoura produtos testados pelo setor, confiáveis e efetivos. “Nosso departamento técnico é atuante e próximo do nosso associado. Contamos com atendimento individualizado e dinâmico, capaz de acompanhar o produtor nas tomadas de decisões acertadas do plantio a colheita”, disse o vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Jr, que é responsável pela atuação do departamento técnico.

Referência no setor de produção de sementes, a Coocam trabalha duro para colocar no mercado e a disposição de seus associados, produto de qualidade elevada. “Estamos sempre em busca de tecnologias de ponta e fazendo uso do que há de mais eficiente na produção de tratamento de sementes. Agimos de forma responsável e tratamos nosso negócio como deve ser, com seriedade e levando produto de qualidade com a nossa marca ao mercado.”, ressaltou um dos engenheiros agrônomos da Cooperativa, Helan Paganini.

O crescimento que melhora a qualidade de vida

3
Projeto Escola no Campo Coocam

Focada não apenas no crescimento enquanto cooperativa, mas também no desenvolvimento das comunidades onde atua, a Coocam desenvolve projetos ligados a melhora da qualidade de vida em 13 municípios da região.

Por meio do projeto Escola no Campo, desenvolvido em parceria com a Syngenta e focado na conscientização da necessidade de preservação ambiental e valorização do campo, a Coocam já formou mais de 8 mil agentes ambientais, em 12 anos de atuação e com o envolvimento de mais de 800 professores, diretores e secretários municipais de educação.

O projeto acontece anualmente e é focado nas escolas municipais, com perfil rural e que estão inseridas nos municípios de atuação da Cooperativa. Segundo a coordenadora do projeto na Coocam, Cristiane Aparecida Moro, esse é um projeto de valorização das pessoas e das localidades, em que a Coocam investe além de recursos próprios, ainda a disponibilização de profissionais preparados que não apenas planejam todo o processo como desenvolvem e acompanham em cada um dos municípios participantes.

Equipe preparada para contribuir

2Contando com mais de 250 colaboradores em suas unidades, a Coocam trabalha focada no desenvolvimento de sua equipe nas diversas frentes de atuação.

Com programas voltados para o desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes dos diversos setores, a cooperativa tem por valores incentivar o crescimento individual e coletivo, acreditando que equipes motivadas e qualificadas produzem mais. “Temos ao longo do ano diversas oportunidades de capacitação, em diversas frentes, para nossos colaboradores. Contamos com um programa de prevenção de acidentes estruturado e atuante e também de desenvolvimento de habilidades e intelectual”, ressaltou o diretor administrativo da Coocam, Valter Zanchett.

Com quadro antigo de funcionários, a Coocam possui diversos profissionais que tem mais de 10 anos de casa. Um deles, Luiz Ricardo Bresola, que completou 15 anos de atuação em 2015 e está frente ao setor comercial da cooperativa, relata que sua trajetória pessoal se mistura a da empresa na qual presta seus serviços. “Me sinto feliz em fazer parte de uma empresa sólida e atuante e contribuir com minha atuação para o crescimento da mesma. Penso que a Coocam participou de minhas conquistas pessoais da mesma forma que venho participando do processo de consolidação e crescimento desta cooperativa”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui