Tecnologia X saúde física

Má postura, dores e outros problemas ortopédicos são algumas das consequências do uso abusivo e da má postura na utilização de computadores, notebooks e smartphones.

rANIERO
Raniero Magnobosco Laghi

É bastante comum observarmos que algumas pessoas têm a necessidade de passar cada vez mais tempo conectadas. Elas priorizam este comportamento de modo a colocar em risco outras situações e relacionamentos importantes, persistem com o uso apesar das consequências negativas que acarreta e podem apresentar sintomas emocionais e físicos dessa utilização abusiva e incorreta.

Embora o uso das tecnologias facilite muito as nossas vidas, uma das consequências é o sedentarismo, que pode ocasionar problemas ortopédicos.

A má postura é um dos grandes vilões que acarretam alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e a lombar. Para falar sobre os riscos de lesões causadas pelo mau uso de computadores, notebooks e smartphones, a reportagem do Jornal O Celeiro conversou com o ortopedista e traumatologista Raniero Magnobosco Laghi, que atende na Multimedi Clínica de Especialidades Médicas em Campos Novos.

Na área de ortopedia, as principais consequências são causadas pelas LER (lesões por esforço repetitivo), alertou Dr. Raniero. “Da parte da ortopedia, principalmente em relação a computadores, tivemos um acréscimo nas lesões de esforço repetitivo, que atingem mais os digitadores, pessoas que passam o dia todo digitando. Isso associado a uma má postura, ou seja, você não ter um trabalho que chamamos de ergonomia, acaba lesionando mesmo, tendões, nervos e músculos, lesões às vezes graves e até irreversíveis”, informou o ortopedista.

AolunaPara prevenir as lesões por esforço repetitivo, a orientação é a utilização dos equipamentos com postura adequada, com intervalos no uso. “A gente tem que ter uma postura adequada, em geral com os cotovelos e punhos apoiados e sempre com as costas na cadeira e os pés no chão. Nunca desenvolver o mesmo tipo de movimentos ou ficar na mesma posição por mais de 40, 45 minutos. Sempre que chegar nesse ponto, o ideal é levantar e fazer outro tipo de atividade e depois retornar ao trabalho que deve ser desenvolvido”, orientou Dr. Raniero.

As lesões posturais podem ser agravadas com o mau uso de notebooks e smartphones, já que os equipamentos nos permitem utilizá-los em qualquer espaço. “Já o notebook e o smartphone trouxeram outros problemas posturais, que é o fato de você usar o notebook, por exemplo, em qualquer situação, em qualquer lugar, às vezes no sofá, sobre a cama ou sobre as pernas. Neste aspecto, você acaba agindo sempre em flexão da coluna e anteriorização dos ombros, forçando de maneira inadequada a nossa musculatura”, reforçou o médico.

O tempo prolongado de uso dos equipamentos também pode agravar as lesões.

Tipos de Lesões

Postura]Entre as lesões mais frequentes, informou Dr. Raniero, está a cervicobraquialgia, uma dor neurológica, causada por uma inflamação na origem ou no trajeto do nervo, provocada por postura inadequada, tarefas repetitivas e sedentarismo. “Aquela dor no membro superior que pode ser causada por uma síndrome do túnel do carpo, síndrome compressiva a nível de cotovelo, as epicondilites e as famosas bursites de ombro. Então são lesões mais comuns e relacionadas ao membro superior. Em segundo, sem dúvida problemas de coluna em função de postura inadequada causando lombalgias (dor na região lombar), cervicalgia (dor localizada na parte posterior do pescoço e/ou na nuca), entre outros”, esclareceu.

E mais recentemente tem aumentado o número de casos de tendinite do polegar, causada do uso do smartphone. “Já existem estudos mostrando a sobrecarga nas articulações do polegar, podendo levar a um processo de desgaste de artrose no futuro, devido ao uso do smartphone. Vai ser um problema sério futuramente”, alertou ainda o ortopedista.

A má postura deve ser corrigida o mais precocemente possível com uma orientação adequada sobre como se sentar. Reforçando que a altura da cadeira e da mesa deve ser adaptada para a estatura do usuário (idealmente, os pés devem se apoiar no chão ou em um apoio firme apropriado), os braços devem ficar flexionados em um ângulo de 90 graus, os punhos apoiados em superfície confortável e a tela deve ficar na altura dos olhos. Também são recomendados alongamentos frequentes e levantar-se de tempos em tempos para curtas caminhadas.

A prevenção de tais problemas é fundamental, pois as repercussões podem ser sérias e o tratamento longo e difícil. O cuidado deve vir desde a infância, já que a tecnologia está à disposição das crianças cada vez mais cedo. “Se a gente conseguisse agir principalmente junto aos mais jovens, crianças e adolescentes, tentando fazer com que eles respeitem isso, mostrando que a tecnologia veio obviamente para ajudar, mas deveríamos utilizá-la adequadamente, cuidando do nosso corpo que é o mesmo de antigamente. Temos que ter cuidados com o corpo, com a nossa saúde, não descuidando das atividades físicas”, concluiu Dr. Raniero.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1434 de 23 de Junho de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui