Campanha de multivacinação encerra nesta sexta-feira

foto-vacinacaoEm Campos Novos técnica de enfermagem chama atenção para aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV em meninas entre 9 a menores de 15 anos.

No sábado, 24, foi realizado dia D de multivacinação, com ações para promover e divulgar a importância em atualizar a caderneta de vacinação. Até o último sábado em Campos Novos compareceram na Unidade Básica de Saúde Central (PAM) e nas Unidades de Estratégias de Saúde da Família dos Bairros Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida, 744 crianças e destas, 388 estavam com o calendário de vacinas em atraso, como informa a técnica em enfermagem e vacinadora Lais Picinin Bittencourt. Lais ressalta a importância da atualização do calendário.

“A campanha é voltada a crianças entre zero a menores de cinco anos de idade e adolescentes entre nove a menores de 15 anos de idade. É uma campanha para atualização da caderneta de vacina porque durante o ano houve várias alterações no calendário de vacinação, tivemos vacinas novas e passamos um bom período sem vacina e há crianças com a carteirinha atrasada e agora estamos colocando em dia. Agora nós temos todas as vacinas disponíveis”, informou a técnica de enfermagem.

Em Santa Catarina, durante esse período, estão sendo disponibilizadas doses de vacina dupla adulto, 15.300 doses de vacina contra tríplice bacteriana, 67.340 de febre amarela, 9.100 de hepatite A, 47.200 de meningocócica C, 23.600 de pentavalente, 13.220 de pneumo 10, 15.730 de rotavírus, 53.940 doses de vacina inativada poliomelite, 230.050 de vacina oral poliomelite, 85.000 de tríplice viral e 9.000 doses de tetra viral; bem como 79.320 doses de vacinas contra o HPV para as meninas.

Meninas devem aplicar segunda dose da vacina contra HPV

Lais Picinin Bittencourt alertou também para a necessidade da aplicação das duas doses da vacina contra o Human Papiloma Virus, ou HPV. Felizmente, destacou a vacinadora, a procura é satisfatória nesta campanha.

“A vacina contra o HPV é para todas as meninas com idade entre nove e treze anos, 11 meses e 11 dias, mas o que aconteceu é que tivemos uma cobertura muito baixa da segunda dose, muitas meninas fizeram a primeira dose apenas e não voltaram mais. Felizmente nesta campanha, as meninas estão comparecendo. a segunda dose pode ser aplicada até os 14 anos, 11 meses e 29 dias”, informou.

A técnica em enfermagem esclarece que para que a imunização contra o HPV ocorra, as meninas tem que receber as duas doses da vacina.

“Se você toma uma dose só, seu organismo cria um nível de anticorpos, aí seis meses depois este nível começa a baixar. Se não for aplicada a segunda dose, esses anticorpos vão baixar e as meninas não vão estar protegidas. Quando são aplicadas as duas doses, o nível de anticorpos sobe, fica numa quantidade alta e consegue se manter ao longo da vida. A vacina protege contra quatro vírus do HPV, que é causador do câncer de colo de útero”, esclareceu Lais.

Até o último sábado, 70% das meninas que aplicaram a primeira dose, compareceram para receber a segunda vacina. Quando não é tratado, o HPV torna-se a principal causa do desenvolvimento do câncer de colo do útero e do câncer de garganta. 99% das mulheres que possuem câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui