Coocam implanta sistema de rastreabilidade em sementes

foto2Cooperativa simplifica gestão e produtor tem acesso às informações na palma da mão.

A biotecnologia das sementes é cada vez maior e acompanhar a evolução do setor é uma necessidade, e por isso, a Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam, implantou o Sistema de Rastreamento de Sementes.

Com um computador, notebook, tablete ou celular, os associados e clientes da Coocam terão a partir desta safra, acesso a todas as informações necessárias desde o plantio, manejo e colheita, assim como o destino final das sementes. Acessando o sistema, os produtores ainda poderão conferir as especificações técnicas para realizar, por exemplo, o plantio, com a quantidade de sementes por metro e vigor das sementes.

De acordo com o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, a rastreabilidade das sementes produzidas na cooperativa, demonstra transparência no sistema. “Os associados e clientes tem acesso a informações detalhadas sobre a origem, controles de qualidade realizados na cooperativa e informações técnicas dos lotes. Este sistema demonstra a gestão responsável na Coocam”, afirmou João Carlos.

Com o software de rastreabilidade, os técnicos monitoram os campos de produção, detalhando todas as etapas relacionadas ao processo de produção de sementes. Na cooperativa, os processos na Unidade de Beneficiamento de Sementes – UBS darão aos clientes todas as informações necessárias sobre, por exemplo, a criação de lotes no beneficiamento e modo de armazenagem.

Com um controle de qualidade dentro da empresa, por meio do Laboratório de Sementes, a Coocam disponibiliza também, por meio do sistema de rastreabilidade, todas as características das sementes, como germinação e vigor. O software permite ainda que o responsável técnico da Coocam crie documentos exigidos no processo de produção de sementes, direcionado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Helan Paulo Paganini, responsável técnico pelos campos sementes da Coocam, com o programa, o produtor vai ter acesso às informações on-line. “O sistema disponibiliza diversas informações aos clientes e associados por meio de um código de barras 2D, e com isso, a Coocam amplia e melhora seu sistema de gestão no processo de produção de sementes, além de demonstrar por mais este programa, a qualidade das sementes da cooperativa”, finalizou Helan.

Para ter acesso as informações, os clientes e associados da Coocam acessam a página da cooperativa na internet (http://www.coocam.com.br/sementes_rastreabilidade.php), digitam o código para rastreamento e pronto, todas as informações das sementes são disponibilizadas. É a tecnologia e a transparência da Coocam facilitando a vida dos agricultores.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui