Exercendo a democracia

editorialEste domingo, 02 de outubro, é o dia em que mais de 25 mil eleitores de Campos Novos vão decidir quem vai comandar a Prefeitura e a Câmara de Vereadores pelos próximos quatros anos.

O voto é uma das maneiras de exercermos a democracia, definida como “um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes. Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade”.

Observem que na definição de democracia, a palavra liberdade aparece bastante, por isso, neste domingo, exerça seu direito de votar livremente, não permita que seu voto seja instrumento de incentivo a politicagem ou práticas corruptas. Denuncie abusos, compra de votos e boca de urna.

Não anule seu voto ou vote em branco, essas práticas em nada contribuem com a melhoria do seu município. Se você se omite na hora de se manifestar, como irá exercer o seu direito de reivindicar e fiscalizar depois? O cidadão que não vota, mostra que não se importa com seu município ou com seu país.

E depois das eleições não esqueça que a vida continua e a democracia também prevê o exercício diário da cidadania e além direito ao voto ou à liberdade de expressão, todos devemos incentivar e cobrar a proposição de leis, de melhorias por meio dos vereadores eleitos e do executivo, que contribuam para um melhor ambiente social e humano.

A escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis, interfere direta e diariamente em nossas vidas e na rotina da nossa comunidade. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade. Se queremos um governo comprometido, não podemos ser omissos.

Por isso neste domingo com liberdade e responsabilidade. E que a vitória das urnas seja da democracia.

Por Antonia Claudete Martins – Editora Chefe do Jornal O Celeiro

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1448 de 29 de Setembro de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui