Economia de água: Escola de Campos Novos conta agora com cisterna

img_1621Parceria com a Enercan possibilitou construção do sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva na EEB. Cel. Gasparino Zorzi.

Estimular o uso racional de água, além de fazer economia e preservar o meio ambiente são alguns dos objetivos da direção e alunos da Escola de Educação Básica Coronel Gasparino Zorzi, de Campos Novos.

Graças à parceria com a Enercan, a escola desenvolveu o projeto para construção da cisterna. Durante esta sexta-feira, 09 de dezembro, aconteceu a cerimônia formal para inauguração da obra.

Durante todo o desenvolvimento do projeto, direção, professores e alunos realizaram ações e pesquisas para identificar a viabilidade e principalmente, a importância da construção da cisterna. Com o reaproveitamento da água da chuva, a escola busca incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água de chuva e gerar economia de água potável, pois com a cisterna, será possível fazer lavagens de pisos e irrigações, por exemplo.

Durante a inauguração da cisterna, a representante da Enercan, Alexsandra Antoniazzi destacou a importância da construção do sistema. “É fundamental que a gente una esforços pra pensar em uma maneira melhor de viver e deixar em condições boas o sistema para as próximas gerações e para a Enercan é gratificante e importante valorizar as iniciativas que as escolas têm em prol da preservação do meio ambiente, pensando na preservação de recursos naturais, como dos recursos hídricos, pois sabemos que já é um problema no planeta e aqui em Campos Novos temos que pensar também nisso e a iniciativa do Gasparino Zorzi é necessária, não só para os alunos terem consciência, mas toda a sociedade despertar para esta preservação”, ressaltou.

A diretora da escola, Solange Togni, destacou a participação de todos da escola na realização do projeto, além de outros desenvolvidos durante o ano na Escola Gasparino Zorzi. “Fizemos vários projetos direcionados à preservação ambiental e buscando despertar no aluno esse sentimento de preservação ambiental, de pensar antes de desperdiçar ou jogar um lixo na natureza. Nós trabalhamos para que eles pensem na sustentabilidade e agradecemos a parceria com a Enercan em mais este projeto, assim como toda a dedicação dos professores na realização dos projetos”, afirmou Solange.

De acordo com estudos realizados na instituição de ensino, o consumo médio de água dentro da escola por aluno é de 83,22 litros/dia. Segundo a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No Brasil, o consumo de água por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

img_1626

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui