Vigilância Sanitária apreende salame clandestino comercializado em CN

A Vigilância Sanitária Municipal em inspeção realizada na terça-feira, 10, apreendeu 16 unidades de salame clandestino em um estabelecimento comercial da cidade de Campos Novos.

Conforme o fiscal sanitário e biólogo Mario Arthur Favretto, o estabelecimento comercial possuía registro para a venda dos produtos derivados de carne até o ano de 2016, porém, um caso de contaminação pela bactéria do gênero Listeria registrado em um produto comercializado no local, resultou na interdição da atividade em dezembro passado.

Porém, o estabelecimento voltou a comercializar e nessa terça-feira houve a apreensão das unidades de salame. Segundo o fiscal sanitário, o proprietário poderá ser multado e responder por infração gravíssima. O prazo de defesa do proprietário do estabelecimento comercial é de 15 dias junto à Vigilância Sanitária Municipal, o julgamento dos autos e decisão quanto à aplicação de penalidade de multa será realizado pela diretora Valéria Sant’Ana.

Mario Favretto esclarece que é grande a preocupação do órgão sanitário municipal com o consumo pela população de produtos derivados de carne, vendidos sem inspeção. “É muito importante que os consumidores estejam atentos aos rótulos dos produtos, para a presença da sigla do serviço de inspeção, seja municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIE), o que oferece riscos à saúde. No município há apenas uma fábrica de derivados cárneos registrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria de Agricultura, sendo a Vitória Derivados Suínos (SIM nº 009)”, esclareceu o fiscal.

Casos de desacato

Mario Favretto informou ainda que a Vigilância Sanitária Municipal vem adotando providências por meio de processo próprio e interno do referido setor para casos de desacato em detrimento do órgão de fiscalização sanitária nas redes sociais.

Ele afirma que a Vigilância vem cumprindo com seu papel de fiscalização, informando que em 2016 foram mais de 100 autuações em Campos Novos, resultando na aplicação de 60 autos de imposição de penalidade de multas, inutilização de produtos e/ou interdições de atividades. Além do atendimento de mais de 300 denúncias, com a realização de 367 inspeções no município em estabelecimentos comerciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui