Doença do carrapato

Alexandra Niec

A doença do carrapato, também conhecida como hemoparasitose, é uma das mais temidas pelos donos de cachorros, pois, apesar de possuir tratamento e cura, os seus sintomas causam preocupação e a enfermidade também pode ser fatal para o pet.

Se apresentando de dois modos, a erliquiose e a babesiose, a doença do carrapato é mais comumente transmitida através carrapato marrom, que se aloja no corpo do cachorro e se alimenta de seu sangue. As duas formas da doença são causadas por agentes diferentes e também podem acometer o cachorro juntas, agravando ainda mais o estado clínico do animal.

A babesiose age sobre os glóbulos vermelhos, enquanto a erlichiose ataca os glóbulos brancos do sangue, destruindo-os e afetando o organismo do cão infectado. O sintoma mais claro da doença do carrapato é a depressão. A enfermidade gera fraqueza, anemia, febre, perda de apetite, levando ao cansaço e ao desânimo.

Se um cão que costuma ser ativo e gostar de brincar começar a preferir ficar mais tempo deitado e sem se movimentar, uma visita ao veterinário é recomendada.

Somente o médico veterinário irá diagnosticar o que está acontecendo por meio de exames de sangue. A melhor maneira de evitar a doença é a prevenção. O mais interessante de se ressaltar é a importância do controle do ambiente buscando sempre mantê-lo livre dos carrapatos que transmitem a doença. Existem vários produtos no mercado que fazem a prevenção como pour on e coleiras. Quanto antes se inicia o tratamento maior a chance de eficácia.

Por: Alexandra Niec
Médica veterinária – CRMV 5056

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1470 de 16 de Março de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui