A arqueologia e sua contribuição na história

Fundação Cultural Camponovense trouxe palestra sobre salvamento arqueológico na área da UHE Campos Novos na Semana Nacional dos Museus.

Marco Aurélio Nadal de Masi

De 15 a 21 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, lembrado em 18 de maio.

Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais. O tema da semana neste ano é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Em Campos Novos, a Fundação Cultural Camponovense trouxe na terça-feira, palestra sobre Arqueologia no Baixo Vale do Rio Canoas/Salvamento Arqueológico na UHE Campos Novos, proferida pelo arqueólogo Marco Aurélio Nadal de Masi. Formado também em história e especialista em antropologia, De Masi coordenou o trabalho de pesquisa e salvamento arqueológico, durante a construção da Usina Campos Novos. “Nós fizemos um trabalho muito interessante aqui que tem tido uma repercussão grande da pesquisa arqueológica no Sul do país. A minha intenção na palestra foi fazer uma retrospectiva sobre a evolução humana, mostrar aos alunos que existe uma pesquisa arqueológica que vai além das pesquisas na América sobre os nativos brasileiros”, reforçou Marco Aurélio De Masi.

As palestras em Campos Novos foram realizadas em três momentos na terça-feira, às 08h30min, às 13h30min e às 19h30min, no auditório da Fundação Cultural Camponovense.

O arqueólogo reforçou na oportunidade que a data mais antiga foi levantada na pesquisa da cerâmica, com 5 mil anos. “Nós encontramos uma data muito antiga na cerâmica, aproximadamente 5 mil anos, uma das mais antigas das Américas. Mas o mais importante que encontramos aqui, foram sepultamentos cremados, que mostram que esses grupos não eram sociedades simples, mas bem complexas e que existia provavelmente uma hierarquia social, o que era um fato desconhecido”. Os achados arqueológicos influenciam na cultura atual, considerou ainda Marco Aurélio, principalmente em relação ao tratamento direcionado às populações indígenas.
Em Campos Novos, estão instalados na Casa da Cultura, o Arquivo Histórico Municipal Wlademar Rupp e o Museu Arqueológico Sebastião Paz de Almeida. O historiador da Fundação Cultural Camponovense, Ricardo Evaristo Sampaio Mera, falou da importância da interação da comunidade com sua história. “O povo que não conhece sua própria história, está fadado a cometer os próprios erros. A importância de se trabalhar com a história é que você passa para essas gerações que não presenciaram, não tiveram contato, a trajetória desse povo que passou pela região, o que é bom e que é ruim, para que eles possam interpretar o momento histórico em que estão inseridos”.

*Reportagem publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1479 de 05 de Maio de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui