O Jornal O Celeiro participou na segunda-feira, 15, do Workshop Jornalismo e Negócios Jornalísticos, promovido pela Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) no Sesc Cacupé, em Florianópolis. O encontro contou com palestras, troca de experiências e oficinas de trabalho voltadas a proprietários e equipes de jornais associados à Adjori/SC. O objetivo do encontro é levar pesquisas, dados, exercícios práticos e oficinas, além de proporcionar troca de experiências que deram certo e que deram errado nos seus empreendimentos.
Wilhiam Peretti, colaborador do Jornal O Celeiro e responsável pelo Departamento Comercial, participou de toda programação que envolveu cases de sucesso que foram apresentados por jornais que estão inovando e conseguindo se manter e se destacar em suas regiões.
“Durante todo o dia além das palestras pudemos compartilhar experiências e ver a realidade de jornais que trabalham em diferentes regiões do estado” afirma Wilhiam.
No evento foram apresentados modelos de negócio, produto, engajamento, gestões que deram certo e geraram resultados em cinco jornais: Jornal Palavra Palhocense, de Palhoça; Jornal Razão, de Tijucas; O Trentino, de Nova Trento e FolhaSete, de Seara. As palestras foram de “Inovação na pauta do jornalismo hiperlocal e jornalismo multiplataforma”, com o professor Marcelo Barcelos, “Convergência e Jornalismo Digital” com o professor Alexandre Lenzi e o encerramento do workshop ficou a cargo do secretário de Estado da Comunicação João Evaristo Debiasi, que falou sobre o panorama da comunicação em Santa Catarina.
João Debiasi, disse que a credibilidade é o principal patrimônio dos jornais associados à Adjori/SC. Ele ressaltou ainda que “a mídia do interior tem um significado diferente para nós[o governo]”, pois atende as particularidades das diversas regiões de Santa Catarina.
“Não é o papel que dá credibilidade”, disse Debiasi. Para ele, a informação e a notícia são o principal produto dos jornais, e se diferenciam pela verdade e pela proximidade com os catarinenses. “Os posts mais lidos são aqueles postados por vocês”, disse ele, lembrando da presença das fake news na internet.
Sobre a Adjori/SC
Organizar, fortalecer, unir e capacitar técnica e profissionalmente os seus associados é uma das missões da Adjori/SC, que conta, atualmente, com cerca de 150 jornais associados e tem 35 anos de história. A entidade também lidera projetos e metas em defesa de todos e da instituição. “Este Workshop vem ao encontro da nossa missão e dá continuidade a um trabalho de qualificação que já estamos desenvolvendo há anos”, destaca Gobbi.
O trabalho 35 anos da Adjori/SC em defesa do fortalecimento da imprensa local catarinense e em prol do interesse coletivo, como a promoção da cultura, da educação e da cidadania, teve a sua máxima consagração em 2013. Em 14 de novembro, o governador em exercício, Joares Ponticelli, sancionou a lei que reconhece a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC como Entidade de Utilidade Pública Estadual. O ato de assinatura, no Centro Administrativo, foi acompanhado por cerca de trinta jornais filiados à Adjori/SC, vindos de diferentes regiões do Estado.
Apoiadores
Apoiam este evento o Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) e a Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis.