Osteoporose: a doença silenciosa que apresenta índices crescentes e alerta para graves fraturas

Gustavo Falcão Cristofoli

Segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), a osteoporose já atinge 10 milhões de brasileiros, sendo mais comum em pessoas acima dos 50 anos de idade. Estima-se que mais de 1/3 das mulheres adultas terão uma ou mais fraturas em decorrência da fragilidade óssea que caracteriza a doença.

Por definição, a osteoporose é uma doença osteometabólica comum e a principal causadora de fraturas por fragilidade esquelética. Ela é caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo com consequente aumento de sua fragilidade e da susceptibilidade à fratura.

Existe um conjunto de fatores que influenciam diretamente e favorecem o desenvolvimento da osteoporose, dentre eles destacamos:

•Menopausa: com a interrupção da menstruação, ocorre diminuição dos níveis de estrógeno (hormônio feminino) provocando alterações no ciclo da remodelação óssea, que é fundamental para manter a massa óssea;

•Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade;

•Hereditariedade: a osteoporose é mais frequente em pessoas com antecedentes familiares da doença;

•Dieta pobre em cálcio: o cálcio é fundamental na formação óssea. Sua obtenção a partir da alimentação é essencial para prevenir a osteoporose;

•Excesso de fumo e álcool: tem-se observado maior incidência de osteoporose entre as pessoas que consomem álcool e fumo em excesso;

•Imobilização prolongada e sedentarismo: Grandes períodos de imobilização e a falta de exercícios podem levar à doença; o exercício físico constitui um importante estímulo para a formação e o fortalecimento dos ossos.

•Determinados medicamentos: algumas medicações em tratamentos de longa duração, favorecem a redução da massa óssea.

Osteoporose

O diagnóstico precoce da osteoporose se dá por meio do exame de Densitometria Óssea. A radiografia (Raio X) ajuda, mas é impreciso, afinal a doença só aparece na radiografia quando já existe mais de 30% de perda da densidade estrutural do osso.

Destacamos que o maior problema da osteoporose é o fato de ser uma doença silenciosa e, geralmente, só é diagnosticada após uma fratura mais grave. Muitas vezes, as pessoas nem sabem que os ossos já estavam fraturados e só procuram atendimento médico quando sentem dor.

Antes do desenvolvimento da osteoporose, geralmente desenvolve-se a osteopenia. Nesse estágio, os ossos já perderam uma quantidade considerável de cálcio e, consequentemente, da massa óssea. Se tratado nesse estágio, os efeitos do tratamento são mais positivos. Por isso, o ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que a osteoporose seja diagnosticada e tratada a tempo de se evitar uma fratura.

O tratamento da doença é feito por meio de medicamentos específicos, associados a uma alimentação saudável rica em cálcio, atividades físicas regulares e exposição solar em horários adequados.
A abordagem ao tratamento da osteoporose deve ser multidisciplinar, conduzida por profissionais habilitados, e os medicamentos devem ser prescritos somente pelo médico.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1478 de 11 de maio de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui