4º Café Filosófico e Café Literário serão realizados em Campos Novos

Você já se descobriu? Já compreendeu o motivo da sua existência? Será que existem motivos? Qual o melhor caminho a percorrer para encontrar a satisfação pessoal do autoencontro?

Com o tema “O que Sou EU?”, o 4º Café Filosófico promovido pela Biblioteca Pública Municipal trará uma abordagem histórica, filosófica e psicológica sobre o tempo do  autoencontro, como nos adiantou a coordenadora de projetos da Biblioteca, Roscely Scheffer Silva.  “Com este tema a gente vai trabalhar a autodescoberta. Por que é que eu vim ao mundo, como eu faço para descobrir meus talentos, meu dons, como eu me encontro na vida, a satisfação do autoencontro, é isso que a gente vai discutir. Tem pessoas que não vivem a sua história, não conseguem se encontrar e se tornam expectadores da vida dos outros. E assim a vida vai passando”.

O Café Filosófico é aberto ao público e terá como mediadores o filósofo Cleiton Silva, a psicóloga Ana Machado, os professores de história Jaqueline Pelozato e de sociologia Rudimar Garbin. “São professores e a psicóloga Ana, pois direcionamos o debate para fazer com que ele fique não só na opinião do senso comum, mas para trabalhar o autoconhecimento, desde a evolução do ser humano até hoje, cada um vai trazer uma abordagem diferente”, enfatizou Roscely.

O 4º Café Filosófico acontece no dia 28 de julho a partir das 19h30min no auditório da Biblioteca Pública.

Café Literário vai analisar obras cobradas nos vestibulares de 2018

E com intuito de colaborar com os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para o vestibular, vem aí  o “Café  Literário”. Uma iniciativa também da equipe da Biblioteca Pública Municipal, o Café Literário acontece no dia 02 de agosto na Fundação Cultural Camponovense, a partir das 13hs.

Trata-se de um encontro para análise das obras cobradas nos vestibulares 2018 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade de Santa Catarina (UDESC) e pela Acafe.  A análise será de excelência, feita pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Marilene Goebel, que atua na rede de Ensino Energia em Joaçaba e Chapecó, rede de Ensino Objetivo em Lages, rede de Ensino COC em Rio do Sul e Lages, Universidade do Alto Vale do Itajaí e Faculdades Ação/Rio do Sul.

A entrada é franca e neste primeiro Café Literário serão avaliadas as obras Olhos D’Água e Lucíola. “Nós temos a lista da UFSC já lançada e vamos trabalhar neste primeiro encontro em 02 de agosto estas duas obras. É voltado para estudantes do ensino médio que estejam se preparando para o ENEM e vestibular e para aqueles que já concluíram o ensino médio, mas também vão prestar as provas”, concluiu Roscely.

*Reportagem publicada no “Jornal O Celeiro”, Edição 1488 de 20 de Julho de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui