A arte em suas quatro linguagens

Jogos Educativos Salesianos trabalham as linguagens da arte no Colégio Auxiliadora em Campos Novos.

Em sua 2ª edição no Colégio Auxiliadora, os Jogos Educativos Salesianos (JES), oportunizam aos adolescentes das turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio o desenvolvimento de valores como trabalho colaborativo, potencial cultural e ação solidária e empreendedora.

O projeto tem por base a edutenimento, que propõe ao mesmo tempo, ações de educação e de entretenimento. Museus são, privilegiadamente, locais de edutenimento, explica a diretora do Colégio Auxiliadora, Marta Koch. “Os jogos educativos salesianos é uma iniciativa totalmente inovadora, que está baseada na proposta do edutenimento, que seria a junção das palavras educação e entretenimento. Esta proposta é utilizada nos principais museus interativos e nos maiores parques educacionais do mundo. Inclusive o maior parque educacional indoor do mundo que é o KidZania, é conhecido como o pioneiro na proposta do edutenimento, que tem por objetivo unir o conhecimento e a diversão. Também visa a experimentação de várias realidades, já comprovada cientificamente como uma das melhores formas de aprendizado de crianças, jovens e adultos. No Colégio Auxiliadora, os alunos desenvolvem diversas habilidades e competências, mas principalmente sairão cidadãos muitos melhores”.

Diretora Marta explica que além de jogos, o projeto trabalha as quatro linguagens da arte: artes visuais, música, teatro e dança. “A gente visa muito a questão da arte, dentro das suas quatro linguagens. Esse ano os alunos já fizeram a apresentação da dança e estamos trabalhando também a questão do teatro e da música. Nesse sentido, praticamente todas as atividades envolverão as quatro linguagens, agora neste momento a música, o teatro e a dança, mas logo adiante também vai abranger artes visuais”.  As diversas atividades, que acontecem durante todo o ano letivo, proporcionam o aprendizado das emoções, o espírito de liderança, a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, o aprendizado sobre construir o sentido da transcendência nos acontecimentos e vivências integrando fé, cultura e vida. “Porque a ideia de trabalhar com a arte? A gente já vem estudando há algum tempo e as melhores escolas de educação infantil do mundo são baseadas no trabalho ligado à arte. E visando esse bem estar do aluno, queremos que a escola seja mais explorada, mais aceita e possa se aproximar um pouco mais dos estudantes e desta realidade, interagir com a comunidade. Neste sentido o aluno passa a pensar no bem para a comunidade, em melhor qualidade de vida como um todo, com ações voltadas para o bem”., disse a diretora.

Desta forma, os Jogos Educativos Salesianos abrem espaço à expressão artística da música, dança e interpretação, através de provas como a do Festival de Talentos e a prova de abertura e apresentação das equipes com evoluções artísticas no estilo líderes de torcida.

O Colégio Auxiliadora, a partir do carisma salesiano, acredita que a educação acontece no desenvolvimento das mais diversas competências e habilidades que oportunizam ao educando a construção de uma vida de qualidade e bem-estar.

*Reportagem publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1487 de 13 de julho de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui