Principais doenças virais de gato

Alexandra Niec

Os gatos são animais conhecidos por terem 7 vidas, ou seja, são muito resistentes e por isso os donos tendem a não dar muita atenção a alguns  sinais que podem representar uma doença.

Algumas das principais doenças que acometem gatos:

– Clamidiose: é uma doença provocada por uma bactéria chamada Clamidia Psittaci. Nos gatos ela afeta a região pulmonar e ocular, provocando conjuntivites severas, alterações pulmonares, febres, espirros e tosse. A taxa de contágio da clamidiose é muito alta e ocorre através do contato, por isso locais com grande concentração de bichanos podem ser perigosos. Considerada uma zoonose (doença que pode ser transmitida para o homem), a clamidiose tem como principal forma de prevenção a vacinação.

– Rinotraqueíte viral: também conhecida por ser uma “gripe de gato”, é uma das principais doenças que atingem o sistema respiratório dos felinos. A doença é de fácil transmissão, basta um contato direto com o Herpesvírus e pode chegar a ser fatal caso o animal não receba o tratamento adequado. Quanto mais novo o gato é atingido pela rinotraqueíte viral, piores serão os sintomas apresentados por ele. Dentre os principais sinais estão coriza nasal e ocular, febre e falta de apetite.

– Panleucopenia felina: tem o vírus da família Parvoviridae como principal agente e provoca diarreias, vômitos, febre e quadros de depressão nos bichanos acometidos. Além do contato direto com animais doentes, a doença também pode ser transmitida por meio do contato de um felino sadio com ambientes, objetos e secreções contaminados,  já que o vírus é consideravelmente resistente e pode sobreviver por um bom período de tempo mesmo fora do corpo do animal. Bastante rara em regiões onde a vacinação preventiva é praticada de maneira regular, a doença é mais comum em felinos jovens, com idade de até 12 meses. Mostrando seus primeiros sinais em até uma semana após a contaminação, a Panleucopenia felina pode causar uma série de sintomas variados, que incluem a morte súbita do animal.

– FELV (Leucemia felina): é transmitida por variadas formas de interação entre os gatos, inclusive pelo contato com a saliva do animal ou durante o nascimento de um filhote de mãe contaminada. A leucemia em gato não tem tratamento específico e apenas os sintomas dos bichanos acometidos pelo problema podem ser tratados e amenizados, em busca de uma qualidade de vida maior. Tendo a vacina contra o vírus da FELV – Leucemia Felina como a principal e mais eficiente forma de prevenção, a doença também pode ser evitada por meio de alguns cuidados específicos de proteção ao seu bichinho de estimação. No entanto, sem a vacina, qualquer cuidado pode ser pouco diante da chance de que seu felino seja infectado por esta doença terrível e fatal.

Por isso a importância da vacinação em gatos para prevenir essas doenças graves que podem ser fatais para seu bichinho de estimação.

Por: Alexandra Niec
Médica veterinária – CRMV 5056

*Coluna publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1487 de 13 de julho de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui