Verdades e mentiras sobre o coaching

Magna Tessaro Barp

Viralizou. As palavras Coaching, Coach e Coachee são tão modernas que dá gosto associá-las ao nome próprio. No entanto, sugiro cautela. Não se forma um Coach da noite para o dia. Há cursinhos online de 4 horas que prometem formação de profissionais e por ser uma profissão não regulamentada ainda (está em processo de regulamentação), fica mais fácil a autodenominação de Coach.

Com mestrado na área das ciências humanas e uma sólida formação acadêmica na mesma área (Pedagoga e especialista em Educação); com certificação em lifeCoach pelo IBC (instituto Brasileiro de Coaching); Com certificação Master em Coaching Integral Sistêmica de nível internacional pela Febracis e pela Universidade da Flórida; com cursos em Inteligência Emocional, Neurolinguistica, Inteligência Positiva e Neurocoaching creio ter autoridade para falar sobre o assunto.

Afinal, o que é o Coaching? Antes de responder, convido a refletir: Por que algumas pessoas prosperam na vida enquanto outros fracassam, mesmo tendo as mesmas condições?

Qual é a diferença entre os que alcançam resultados fantásticos na vida e os que sucumbem?

Geraldo Rufino, por exemplo, era um catador de latas e hoje é um mega empresário. Como ele conseguiu? Por que pessoas com melhores condições que ele, fracassam?

Vejamos: Desde a infância, a partir da comunicação externa que adentra no cérebro da criança pela visão, audição e sentimentos, o ser humano vai construindo mapas mentais e crenças que se alojam no inconsciente e estruturam comportamentos e hábitos que podem ser positivos ou negativos. Algumas pessoas são criadas no medo, nos traumas e desenvolvem muitos sabotadores, desenvolvem vícios e não conseguem sair desse mar de lama. Outros, desenvolvem crenças positivas de merecimento, de pertencimento e de capacidade e por isso, independente da condição de vida, prosperam.

Coaching é um processo que atua diretamente nesses mapas, crenças e valores construídos desde a infância no cérebro humano. Identifica o estado ou a situação atual do cliente, identifica o estado ou a posição de vida que ele deseja estar, ressignifica esses mapas e traça um plano de ação, eliminando barreiras, impedimentos, crenças limitantes e sabotadores que estão guardados no inconsciente. No processo, são criados metas e objetivos claros, orientando o hiperfoco para obter as promessas bíblicas: Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância.

Descrito dessa maneira, parece mágica, parece fácil demais para ser real, mas não é. O Coaching é um processo que exige dedicação, esforço, foco e determinação. O Coaching pode levar uma pessoa do ponto A ao ponto B em bem menos tempo que ela levaria se fosse sozinha, mas requer empenho. Onde você quer estar daqui a três anos? Como você quer estar? O coaching pode te ajudar!

Por: Magna Regina Tessaro Barp
Coach Integral Sistêmica,
Escritora e Palestrante

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1506 de 23 de novembro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui