Região Oeste tem a gasolina mais cara de Santa Catarina

Levantamento aponta os preços praticados em cada uma das regiões do Estado. Média estadual é usada para compor a base de cálculo do ICMS

Um estudo realizado a partir de dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Fazenda demonstra a evolução do preço médio dos combustíveis em Santa Catarina, entre os meses de janeiro a outubro deste ano. Entre as seis regiões avaliadas, a região Oeste lidera com os valores mais elevados tanto da gasolina quanto do diesel. Na outra ponta estão as regiões Sul e Vale do Itajaí, com os preços mais baixos.

Os recorrentes aumentos no valor pago pelos combustíveis é resultado da política de preços adotada pela Petrobrás nas refinarias no início de julho. Em alguns casos, o valor sofre alterações de um dia para o outro. Em seu site, a estatal publicou uma nota afirmando que o objetivo é repassar com maior frequência as flutuações do câmbio e do petróleo e, com isso, permitir “maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo”, dando condições de competir “de maneira mais ágil e eficiente”.

Consumo em SC

Conforme informações da Secretaria da Fazenda, em Santa Catarina são consumidos mensalmente cerca de 230 milhões de litros de gasolina e 203 milhões de litros de diesel. A média mensal de arrecadação é de R$ 208 milhões e R$ 74 milhões, respectivamente.

Abaixo, a evolução do preço médio da gasolina e do diesel em cada região, entre os meses de janeiro a outubro de 2017. Os dados de novembro ainda não foram consolidados pela Secretaria da Fazenda em razão do prazo de envio das informações por parte dos contribuintes, neste caso, as empresas que comercializam o produto.

Informações: Adjori

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui