Pelo fim do abandono e maus tratos

Iniciativas em Campos Novos buscam acabar com essas práticas. Abandono de animais é crime e precisa ser denunciado.

Dividir a vida com um animal de estimação costuma melhorar a qualidade de vida das pessoas em muitos sentidos. Reduz a sensação de solidão, favorece as relações sociais, ajuda a manter a forma, incentiva o sorriso e ensina que o amor pode ser sim incondicional. Mesmo assim muitos cães e gatos são abandonados diariamente e em muitos casos sofrem maus-tratos. Uma realidade cruel presente também em Campos Novos.

Em Campos Novos, felizmente, iniciativas de voluntários e amantes dos animais tem buscado mudar esta realidade. Na Câmara de Vereadores o vereador Marciano Dalmolin (PP), teve no final do ano de 2017, projeto de lei de sua autoria aprovado, que penaliza com multas administrativas os atos de maus-tratos e destina os recursos à castração. O vereador também é autor da emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando R$ 50.000,00 da verba da Câmara à castração dos animais de rua. A emenda visa anular parte do orçamento da Câmara de Vereadores e suplementar o orçamento da Secretaria de Agricultura, possibilitando a continuidade do programa de castrações pelo executivo. As iniciativas ainda dependem de sanção do executivo.

Dalmolin falou sobre a iniciativa. “O principal objetivo é o bem-estar animal e a saúde pública. O controle populacional proporciona qualidade vida animal e inibe a transmissão de doenças. Além do sofrimento, com a possibilidade de padecerem de sede, fome, frio, falta de abrigo, conforto e carinho, cães e gatos, quando não adequadamente tratados, vacinados e vermifugados podem ser uma ameaça para a saúde publica, já que podem transmitir doenças ao ser humano, conhecidas como zoonoses. As doenças principais são a raiva, a leptospirose, bicho geográfico e leishmaniose, que podem causar a morte. Além disso, contribuem para a disseminação de pulgas, da sarna e de carrapatos. O projeto que penaliza com multa administrativa os atos de maus-tratos possibilita que o município coíba efetivamente as referidas práticas e destine os valores arrecadados aos programas de castrações e pagamentos de eventuais tratamentos veterinários”.

O abandono de animais em Campos Novos é uma situação que vem de longa data, além dos maus-tratos. Para Dalmolin, a responsabilidade é solidária, ou seja, sociedade e poder público precisam estar comprometidos com a proteção animal, sob pena de sofrerem consequências por suas ações e omissões. “Temos associações protetoras e parte da população dedicadas diariamente na proteção animal. Atualmente, as maiores ações vêm sendo realizadas apenas pelos defensores. A sensibilização é necessária, pois não podemos mudar esta triste realidade sem a conscientização da população e, principalmente, do poder público”.

A preocupação com o bem estar animal também já foi manifestada pelo Vereador Adavilson Telles (Mancha – PP). Na segunda-feira Mancha participou de reunião com a Associação de Proteção aos Animais (APROVIDA), que tratou sobre o destino dos animais de rua de Campos Novos.

Em Santa Catarina lei de autoria do Deputado Valmir Comin (PP), determina que a Polícia Civil deve disponibilizar Delegacia Eletrônica para denúncias de crimes contra os animais.

*Reportagem publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1511 de 11 de Janeiro de 2018.

1 COMENTÁRIO

  1. Preciso que me contactem com protetores de animais de campos novos.
    Pretendo criar 03 SANTUÁRIOS DE ANIMAIS ABANDONADOS regionalizados no Estado.
    Um deles seria em Campos Novos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui