Você já sorriu hoje?

Camilo Dorneles

“A bagunça sempre começa com um sorriso, jogados pelo canto da boca”!

Com esta bela frase, a qual chamou muito a atenção, quero iniciar este ano de 2018, da melhor forma possível, e é claro, sorrindo. Sorrir faz bem para o corpo e para a alma, massageia seu ego e te deixa mais confiante e alegre, em busca de seus ideais e objetivos.
Estudos comprovam quatro tópicos, relevantes, nos quais te fazem ver a importância de um “simples” sorriso.

Sorrir faz bem à mente e ao corpo: especialistas afirmam que o sorriso traz benefícios à mente e ao corpo, auxiliam o bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais, além dos sistemas respiratórios, cardiovasculares e imunológicos.

O sorriso ajuda eliminar tensões: O sorriso é, comprovadamente, uma das maneiras mais eficientes de se comunicar. De acordo com uma pesquisa realizada em 2007 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a comunicação entre os seres humanos acontece 93% de forma não verbal e somente 7% verbal. O estudo mostrou ainda que, ao sorrir, aproximadamente 17 músculos são trabalhados ao mesmo tempo, relaxando o corpo de tensões.

Sorrir melhora a qualidade de vida: Segundo a psicóloga Ana Lúcia da Silva, do Departamento de Pacientes Graves do Hospital Albert Einsten, o riso é benéfico durante o tratamento de doenças mais graves, pois altera o estado emocional que causa bem-estar e melhora a qualidade de vida.

Sorrir aumenta a atividade no organismo: Um estudo divulgado em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), aponta que o riso aumenta a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, Natural Killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo. E mais: o sorriso vem sendo utilizado como recurso de humanização no cuidado de pacientes em hospitais do mundo todo.

Com isto deixo claro e comprovado, o importante efeito de que o sorriso pode causar na vida da pessoa. Isto alimenta sua autoestima, seu comportamento se destaca dentre os demais e faz com que seu empenho perante atividades diárias tenha mais destaque.

Os valores da vida moderna são inúmeros, e dentre eles existe esta importante qualidade que é o bom humor, pois cá entre nós, trabalhar ou até mesmo conviver com uma pessoa mal humorada, deixa até você com um aspecto mais negativo e desgastante. Existem algumas causas determinantes que afetam o humor da pessoa, 10% são as circunstâncias da vida, isto é, acontecimentos felizes ou não, 50% é genética e 40% são as atividades intencionais. Entre estas atividades estão ser otimista, focar nas metas pessoais, cultivar relação com outras pessoas, práticas espirituais e ações relacionadas com o corpo.

Deixo aqui algumas dicas em destaque, do quanto o sorriso pode modificar seu plano diário, e até mesmo, o quanto ele influencia em suas decisões e relacionamentos, sejam no âmbito familiar ou profissional. Com esta primeira coluna de 2018, deixo minha reflexão, com a qual iniciaremos este ano com o pé direito, dobrando os joelhos, agradecendo ao criador, reclamando menos e é claro, sorrindo mais.

Vem cá, você já sorriu hoje ?

Por: Camilo Dorneles

Palestrantre Motivacional, Comunicador e Orador
camilodorneles@hotmail.com

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1512 de 18 de Janeiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui