Município de Vargem recebe doação da Secretaria da Receita Federal

O município de Vargem comemora a chegada de sete veículos seminovos doados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. A prefeitura recebeu uma caminhonete que será destinada à Secretaria de Obras, uma Van Sprinter que ficará à disposição da Administração Municipal, dois veículos utilitários e três de passeio, beneficiando também as Secretarias de Educação, Agricultura, Administração e Samae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Já as Secretarias de Saúde e Assistência Social foram beneficiadas em 2017 com veículos novos, adquiridos pela Administração Municipal.

O pedido da doação à Secretaria da Receita Federal do Brasil foi feito pela prefeita Milena Becher, que solicitou os automóveis em virtude das condições precárias da frota recebida da administração anterior. De acordo com Milena, a frota de veículos da prefeitura está sucateada e gera um alto custo de manutenção. Havia também a preocupação com a segurança dos que trabalham nesses transportes, pois os carros ofereciam riscos aos usuários. “Ciente da importância que os transportes tem para o andamento do trabalho da prefeitura e para atender melhor o povo, então solicitei os veículos a Receita. Neste sentido e tendo em vista a crise em que o país se encontra e em especial nosso município de Vargem, buscamos alternativas como esta”, afirma a prefeita.

Além de suprir a necessidade de veículos novos, a doação também propiciou uma grande economia para as verbas publicas. “O município realmente precisava de mais automóveis, felizmente fomos atendidos pela Receita Federal e agora melhoramos e aumentamos nossa frota para trabalhar de maneira mais eficiente, segura e ainda economizamos. Em relação ao custo benefício nós saímos ganhando”, relata.

Os automóveis doados pela Receita Federal são oriundos de apreensões feitas pelo órgão. Para não ficarem em desuso os carros são doados às prefeituras solicitantes. O valor avaliado dos sete veículos doados à prefeitura é de R$ 159.337,00. No momento os carros estão sendo preparados e em breve serão utilizados em atividades da prefeitura na assistência à população de Vargem.

Recursos do restauro externo da Igreja São Judas Tadeu são liberados

A Prefeitura de Vargem confirmou na última semana a liberação pelo Governo do Estado do restante da verba de R$ 75.000,00, destinada ao restauro externo da Igreja São Judas Tadeu, que já foi concluído. O recurso também será utilizado agora na implantação da iluminação pública na Praça e entorno da Igreja, com novas luminárias e postes. 85% do projeto já foi executado.

A Igreja São Judas Tadeu, construída por imigrantes europeus em Vargem (SC), cidade com pouco mais de dois mil habitantes no Planalto Sul Catarinense foi tombada em 2014, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com o Iphan, a pequena igreja de madeira foi construída no período de grandes migrações de alemães, italianos, poloneses e ucranianos para Santa Catarina. É considerada grande potencial para o turismo religioso e por isso recebe atenção especial para que se mantenha sempre em bom estado.

Construída na década de 40, em seu estilo gótico-barroco, é rica em detalhes e com uma beleza surpreendente. As imagens pintadas em seu teto e em suas paredes e os detalhes arquitetônicos representam uma verdadeira obra-prima. É a única no Estado de Santa Catarina com essas características.

Incentivo à produção leiteira

O incentivo à Agricultura Familiar em Vargem é uma das prioridades da Administração Municipal. Entre as atividades exploradas a produção leiteira receberá fomento importante com a aquisição de novos implementos agrícolas que estão sendo adquiridos para a Secretaria Municipal de Agricultura.

Foram adquiridos um ancinho enleirador, um distribuidor de calcário, uma enfardadeira, uma carreta metálica, uma segadora de tambor e uma carreta plataforma. “Esses kits serão destinados ao auxílio de produtores de leite, incentivando a atividade. Outros incentivos também estão sendo viabilizados pela administração no sentido de fomentar a atividade leiteira no município”, afirmou a prefeita Milena Becher.

2ª Expo Vargem já tem data prevista

Está prevista para os dias 14, 15 e 16 de dezembro (sexta-feira, sábado e domingo), a realização da 2ª Expo Vargem. Conforme a prefeita Milena Becher, a intenção é captar recursos via Lei Roaunet. O projeto já está sendo elaborado. “Através da Lei Roaunet estamos construindo um projeto para que a gente busque a aprovação do Ministério da Cultura e possamos capitar recursos como forma de doação de parte da receita dos impostos recolhidos pelas empresas como lucro real”, adiantou a gestora.

Caso a Administração Municipal não consiga angariar todo o recurso necessário à promoção do evento por meio da Lei de Incentivo à Cultura, será encaminhado paralelamente ao Ministério do Turismo, pedido de recursos para realização da 2ª Expo Vargem. A CCO (Comissão Central Organizadora) já está sendo definida, para posterior definição da programação. Diferente da 1ª Expo Vargem, em 2017, que foram nove dias de evento, neste ano a Administração optou pela realização da feira em três dias.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição, 1427 de 03 de Maio de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui