TVT ( Tumor venéreo Transmissível)

Vanessa Barcarolo

O TVT é uma neoplasia contagiosa e maligna, acontece principalmente na genitália externa dos cães. O tumor acontece também nas regiões da cavidade oral, pavilhão auditivo, baço, rins, fígado, pulmões, globo ocular, região anal, entre outras, porem com menos freqüência.

A transmissão se dá através da transplantação de células tumorais de um animal a outro. Essa “transferência” de células pode ocorrer de diversas formas, sendo a mais comum através do coito (cruzamento) . Nas fêmeas ocorrem com mais freqüência na vulva e vagina e nos machos geralmente no prepúcio e pênis.

Os proprietários mais atentos procuram o atendimento médico veterinário devido a presença de secreção sanguinolenta vaginal ou peniana, além de hematúria (urina com sangue), sendo assim, estas alterações correspondem aos sinais precoces do Tumor Venéreo Transmissível do Cão.

Com o desenvolvimento do TVT, observa-se tecido nodular, hemorrágico e friável, a lesão pode apresentar ulcerações, aspecto de couve-flor ou de placas.

O diagnostico é realizado por exame clinico, utilizando técnicas próprias, o “imprint” (impressão sobre lâmina), citologia de aspiração por agulha fina e biópsia incisional. O tratamento pode ser realizado por meio da retirada do tumor e ou pela quimioterapia.

Essa é uma doença com grande incidência em cidades que possuem numerosas populações de cães errantes. E é controlando essa população de cães de rua, através da castração, que controlamos a disseminação dessa doença.

Por: Vanessa Barcarolo
Médica Vererinária – CRMV/SC 5411
Veterinária da Clínica Bicho Mania

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1534 de 21 de Junho de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui