A mulher no mercado de trabalho: desafios e conquistas

Valquiria Sampaio Mêra

O presente artigo aborda a mulher no mercado de trabalho: desafios e conquistas, estilos de liderança na modernidade, poder individual na liderança, administração da empresa e diferença salarial entre o homem e a mulher procurando enfatizar o que almejam as mulheres contemporâneas: o fim da discriminação e da violência, o direito de ter trabalho digno, direito à saúde e à educação. Ao longo dos anos foram inúmeros os desafios para romper uma cultura em que a mulher servia exclusivamente para desenvolver atividades domésticas, cuidar dos filhos e do marido ou no máximo empreender atividades de cunho artesanal. As guerras, a consolidação do capitalismo e a incansável luta feminista durante séculos foram fatores determinantes para a sua evolução no mercado de trabalho e na sociedade em geral.

As conquistas são imensas, vão desde a permissão para uso de calças compridas, ao direito não só de votar como de ser eleita para um governo. Aos poucos a classe feminina tem provado sua competência, profissionalismo, habilidade de trabalhar em equipe, criatividade e liderança, conquistando mais espaço e rompendo barreiras do preconceito.

Sobre as diferenças entre Homem e Mulher no mercado de trabalho, percebe-se que no decorrer da história da humanidade, sempre se enfocou diferenças entre os dois sexos. Ao falar na diferença entre homem e mulher, dois pontos são levantados: intelectualidade e sentimentalidade.

Alguns pesquisadores abordam a existência de diferença no quesito Inteligência em que as mulheres teriam uma pequena defasagem em relação aos homens. De um lado, alguns autores justificam que essa diferença está relacionada à genética. Outros afirmam existir fatores que os diferem, principalmente no âmbito comportamental. Já a psicologia de maneira geral, apresenta uma diferença enorme entre os dois sexos, afirmando que as mulheres são melhores quando fazem uso das palavras, enquanto que os homens apresentam um raciocínio espacial e matemático e mais rápido. Desta forma, estatisticamente, essa ideia apresenta as mulheres na verbalização como sendo melhores que os homens e estes melhores que elas no raciocínio lógico e habilidade espacial.
No mundo do trabalho, muitos são os desafios enfrentados pela mulher e pelo homem. Inicialmente, é necessário quebra o paradigma patriarcal de costumes e valores em que a mulher venha a ser a protagonista dessa constituição demonstrando com autonomia sua competência e capacidade de liderança no mercado de trabalho.

Nos dias de hoje o mercado de trabalho busca encontrar profissionais capacitados e bem preparados para desenvolver sua função, pois a cada dia que passa a questão econômica e de produção está associada ao desenvolvimento que o grupo retém dentro da instituição de trabalho. Para atender essa exigência social, percebe-se que a mulher poderá ter possíveis vantagens em função de sua capacidade criativa, organização, atenção aos detalhes da produção e sua capacidade de liderança.

É necessária uma postura para liderar, independente do sexo, raça, ou cor, todos são capazes, cada ser tem uma qualidade diferente, cada um exerce de uma forma diferente, mas todos são capazes. Essa interação entre lideres e liderados é importante para averiguar como está o andamento das funções e reagir dentro da empresa, é necessário saber como anda o processo para analisar se precisa de mudança ou não, e isto somente é feito se interagir com o grupo.

As mulheres já tiveram conquistas importantes ao longo dos últimos anos. Os dados apontam também que as mulheres passaram a ocupar mais postos em áreas onde há predominância de trabalhadores do sexo masculino, a exemplo da construção de edifícios.

Diante desta realidade de sucesso, destaca-se a importância da persistência da mulher. É algo trabalhoso, mas a mulher não pode desistir. Ela já provou que é capaz de vencer preconceitos e desenvolver uma carreira de sucesso. Para isso, é fundamental avaliar constantemente as metas e objetivos.

Atualmente, vemos diversas famílias e algumas grandes empresas, as mulheres contemporâneas não querem apenas homenagens e palavras bonitas, elas almejam o fim da discriminação e da violência, querem ter o direito ao trabalho digno, à saúde e à educação.

Historicamente, o mercado de trabalho se configurou como um espaço fundamentalmente refletor de rupturas e continuidades nas desigualdades de gênero. No mercado brasileiro, as discussões referentes às desigualdades entre homens e mulheres é amplo e desponta como relevante para análise da realidade social. Apesar dos diversos avanços conquistados percebe-se uma série de permanências e desafios a serem enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho: os diferenciais salariais, a segmentação ocupacional, a dupla jornada e a escassez de políticas que ajudem a conjugar o trabalho de reprodução social e aquele voltado para o mercado.

Por: Valquiria Sampaio Mêra
Advogada – OAB/SC 31.205

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1539 de 26 de Julho de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui