Convenções partidárias começam a definir o cenário político no Estado

Decisões sobre candidatura própria, coligações e indicações de nomes dão indicativos de quem irá para a disputa de cargos em Santa Catarina

Os partidos políticos têm até o dia 5 de agosto para realização das convenções partidárias, definindo coligações ou escolhendo os candidatos para as Eleições Gerais de 2018. Após deliberação dos filiados, os candidatos escolhidos têm até o dia 15 de agosto para solicitar o registro da candidatura junto à Justiça Eleitoral. Os prazos são definidos pela Lei das Eleições nos anos em que se realizarem os pleitos. Nas convenções deste ano serão escolhidos postulantes aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual/distrital.

Para a realização das convenções de caráter eleitoral, os partidos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por eventuais danos causados com a realização do evento.

Com a homologação das convenções será permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos. No entanto, o efetivo desembolso financeiro somente pode ocorrer após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

Tão logo foi aberto o período de convenções, na sexta-feira (20), diversos partidos políticos já se movimentam para definir as coligações e indicações de candidatos. No sábado (21), delegados do PSD devem confirmar o nome de Gelson Merisio como candidato ao governo do Estado e Raimundo Colombo na disputa por uma vaga no Senado. A convenção inicia às 10h da manhã, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Também na manhã de sábado, outros 10 partidos devem confirmar em convenção o apoio ao pessedista Merisio. São eles: PSB, PDT, PSC, PRB, PROS, Solidariedade, Podemos, PRP, PHS e PCdoB. A expectativa é que a militância dessas agremiações, ao encerrarem as respectivas convenções, se junte aos convencionais do PSD na Alesc.

A convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT), na Assembleia Legislativa, contará com a presença de Ciro Gomes, que tem se colocado como pré-candidato à presidência da República, e de Carlos Lupi, presidente nacional do partido. Os pedetistas irão definir as candidaturas e alianças para as eleições deste ano e os novos membros do diretório.

O Partido Social Cristão (PSC) reúne as lideranças partidárias a partir das 9h, também na Assembleia Legislativa. De acordo com o presidente estadual do PSC, deputado estadual Narcizo Parisotto, durante a convenção será deliberado sobre possíveis coligações. Como pré-candidato à presidência da República, o PSC apresenta o nome do ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o economista Paulo Rabello.

A convenção da Rede Sustentabilidade, que ocorre nesta sexta-feira (20) deve oficializar o nome de Rogério Portanova.

O PP, que ainda decidirá sobre o apoio a Gelson Merisio, tem sua convenção marcada para o dia 28 de julho. Em caso de candidatura própria, desponta neste cenário o nome de Esperidião Amin como candidato próprio do Partido ao governo do Estado.

Já no dia 29 quem deve realizar a convenção partidária é o PSDB. Em Joinville, no Parque Expoville, o indicativo é que os tucanos oficializem o nome do atual senador Paulo Bauer como candidato ao governo de Santa Catarina.

No dia 4 de agosto o MDB deverá confirmar como candidato ao governo do Estado o deputado federal Mauro Mariani. Neste mesmo dia, também o PSOL reúne a militância para confirmar o nome de Leonel Camasão como candidato ao Executivo estadual.

O DEM mantém até o momento como pré-candidato ao governo do Estado o deputado federal João Paulo Kleinübing. A decisão sobre manter candidatura própria ou formar coligação será tomada em convenção na Capital, igualmente no dia 4 de agosto.

Até o momento dois partidos optaram por aguardar o dia 5 de agosto, último dia permitido para a realização das convenções: PR e PT. O cenário petista aponta para uma disputa com ‘chapa pura’. Porém, isso somente será decidido na convenção que acontece em Blumenau, reduto eleitoral do deputado federal Décio Lima, que deve ser confirmado como candidato ao governo estadual.

Já o PR, que tem o deputado federal Jorginho Mello como pré-candidato, reúne correligionários na Capital também no dia 5 de agosto.

*Informações: RCN On Line

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui