Idosos se divertem em piquenique realizado pela Secretaria de Assistência Social

Através do CRAS realiza um trabalho de atividades físicas constante com a 3° idade no Lar de Idosos, localizado próximo a prefeitura, no entanto, para sair da rotina, a equipe levou o grupo para um piquenique no Recanto da Colina. O ‘Grupo de Bem com a Vida’ deu inicio ao projeto Uma Vida Ativa e Saudável pensada com o objetivo de fortalecer e promover a saúde do idoso. Na ocasião foram realizadas atividade de relaxamento, caminhada, e um piquenique regado a musica, lanches e muitas risadas.

O aposentado Ari Sousa Matos, que faz parte do projeto, conta que se sente muito bem em participar nesses passeios promovidos pela administração. “É muito bom estar perto da natureza, e estar aqui se divertindo. Estou muito feliz com essa atenção que eu recebo, e poder prosear com os amigos é bom demais”, conta, dizendo também que por varias vezes a equipe de assistência social tem promovido esses passeios ao ar livre. A esposa do seu Ari, Irma Padilha Matos, estava presente e relata que antes das atividades do grupo ela vivia doente, mas após a realização das atividades ela se sente bem melhor. “Me sinto bem, me sinto mais jovem. Já fizemos parte do programas de outra administração, mas agora nos divertimos mais, esta sendo bem melhor, estamos sempre saindo, sempre perto da natureza, amo isso”, afirma.

A prefeita Milena Becher também participou do evento e brincou com os idosos no piquenique. Essas ocasiões promovem um bem estar entre os idosos e os servidores do município, que não só trabalham, mas também se divertem brincando juntos. “Ver o sorriso no rosto deles me dá uma sensação de dever cumprido, poder proporcionar para eles momentos de alegria e confraternização é muito prazeroso para nós enquanto gestores, faz com que a gente também sinta esse energia positiva e melhore nosso dia”, conclui.

Secretaria de Saúde inicia projeto Farmácia Viva

O projeto Farmácia Viva é uma inovação da Secretaria de Saúde de Vargem que tem como objetivo estabelecer uma farmácia que ofereça a população produtos naturais. Em parceria com a Epagri, a secretaria irá fazer uma horta comunitária para o cultivo de plantas e ervas fitoterápicas. Neste primeiro momento as agentes de saúde e a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) participam de um curso para aprender sobre as fincionalidades de cada planta e como elas poderão ser usadas no trato de doenças. Em breve a administração providenciará um espaço para a instalação da farmácia.

O projeto conta com a participação direta da comunidade que vargense que já tem um conhecimento prático no uso das ervas fitoterápicas. As agentes de saúde estão realizando um censo para colher informações importantes sobre as culturas que existem e são usadas na comunidade. As informações colhidas com as pessoas serão juntadas ao conhecimento adquirido no curso. As agentes vão aprender o que é benéfico em cada planta, se é a folha, o caule ou mesmo a raiz. Cada erva tem uma utilização diferente, e é necessário conhece-las para que o uso seja sempre correto.

Após esses passos, as ervas serão cultivadas e no tempo certo serão enviadas a outro município para serem desidratadas e repassadas para as pessoas. “Todo medicamento vem da natureza, gastamos muito dinheiro com um medicamento, e aqui temos muitas ervas que cumprem um mesmo objetivo e são mais saudáveis”, explica a secretária de saúde, Adriana Correa. Os custos serão pequenos, pois os profissionais envolvidos fazem parte do município, inclusive as mudas serão cedidas pela Epagri.

Alunos participam de palestra sobre alimentação saudável

A alimentação na adolescência é sempre um problema para os pais, nesta idade as crianças gostam e querem comer apenas alimentos sem valor nutricional, não dando importância para a alimentação saudável. Para ajudar os jovens a ter mais conhecimento sobre o assunto o programa Saúde na Escola, por meio da nutricionista Ana Cristina Recalcatti e a assistente social Rita Izabel Mello Alves, realizou palestra instrutiva com os alunos nas escolas.

Na ocasião foi abordado como uma alimentação balanceada pode trazer benefícios e influenciar a vida do adolescente. Através de uma alimentação correta é possível evitar muitas doenças e promover qualidade de vida para os adolescentes. Os alimentados não benéficos também foram apresentados e os alunos foram alertados sobre o risco de consumi-los, como por exemplo, o uso de produtos industrializados, que são os queridinhos de muitos jovens. Logo após a palestra os alunos assistiram a um vídeo onde todos puderam ver um pouco da realidade do Brasil.

A nutricionista que faz parte do Nasf, atende nas segundas e quartas-feiras na Unidade de Saúde do Município. Os pacientes que desejarem fazer uma consulta e adquirir mais informações sobre alimentação e hábitos saudáveis podendo agendar um horário para que seja realizada uma avaliação nutricional.

*Informações: Comunicação/Prefeitura Municipal de Vargem e Jornal O Celeiro

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1539 de 26 de Julho de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui