Acupuntura e Auriculoterapia são ofertados na Unidade de Saúde de Vargem

No mês de agosto a Unidade de Saúde de Vargem voltou a atender as especialidades terapêuticas de acupuntura e auriculoterapia que auxiliam no trato de doenças crônicas e problemas emocionais. A enfermeira Gabriela Matia atende todas as quartas-feiras na unidade e oferece aos pacientes um tratamento de grande resolutividade. O recurso terapêutica é de grande importância por se tratar de um tratamento natural que não faz uso de medicamentos e ainda diminui a prescrição de outros remédios.

A acupuntura é uma terapia chinesa que consiste na aplicação de agulhas em varias partes do corpo para tratar e promover a boa saúde. A auriculoterapia é similar sendo também eficaz para tratar disfunções físicas por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, onde há terminações nervosas que correspondem a determinados órgãos do corpo. Ambas as técnicas ajudam a tratar doenças físicas e emocionais como sinusite, enxaqueca, cefaleia, artrite, dor lombar, ansiedade, entre outras.

Em alguns casos o médico prescreve um remédio que faz bem a um determinado problema, mas acaba causando uma reação adversa no paciente. Com a acupuntura a auriculoterapia é possível diminuir a ingestão de drogas lícitas que chegam ao organismo. “A profissional trabalha o que o paciente realmente está sentindo. Se o paciente tem problemas com insônia ela trabalha para ele dormir melhor, agindo nos pontos reguladores do sono. Se é dor lombar trabalha-se com as agulhas num ponto especifico para diminuir a dor lombar”, explica a secretária de saúde Adriana Correa, que também relata que muitos pacientes tem sentido uma melhora significativa na qualidade de vida. Porém, é preciso entender que o tratamento não tem efeito imediato, mas as melhoras vão sendo sentidas a cada sessão.

Apenas após consulta e indicação do clínico geral é que o paciente poderá fazer o tratamento. O médico irá avaliar a situação da pessoa e decidir se o paciente necessita de desse tipo de terapia. Geralmente são indicados pacientes que apresentam dor crônica, como fibromialgia, dor lombar, cefaleia e estresse, problemas que dificultam a vida do paciente. Portanto, não é o paciente que se auto indica, ele deve esperar uma posição e um encaminhamento médico.

Atendimento ginecológico é a nova especialidade na saúde de Vargem

A médica ginecologista-obstetra, Natalia Gomes começou a atuar este mês de agosto na unidade de Saúde de Vargem e já ganhou elogios da população do município. Carente desta especialidade a Unidade oferece uma vez na semana, as terças-feiras, atendimento para mulheres e gestantes. Antes elas precisavam se deslocar para outros municípios, mas hoje elas podem se consultar na própria cidade. Atenciosa e profissional a médica dá toda a atenção que as pacientes precisam.

A secretária de saúde, Adriana Correa, relata que existem muitas queixas ginecológicas no município, por isso a administração se empenhou em trazer uma médica especialista para que as mulheres e as gestantes fossem bem atendidas e não precisassem ir para outro lugar. “As gestantes, principalmente, requerem muita atenção e cuidado, e queremos que elas tirem todas as suas dúvidas. Fazemos um agendamento que dê para que elas tenham tempo de conversar com a médica e recebam um atendimento bem detalhado. A Dra. Natalia veio de encontro ao que o município precisava”, destaca.

A médica atende cerca de 7 pacientes as terças-feiras, e as consultas duram mais de meia hora, tempo suficiente para que as mulheres conversem e tenham uma consulta detalhada com a médica. As pacientes já atendidas gostaram da nova especialidade e aprovaram a médica, que, segundo elas, é muito atenciosa com a população.

Secretaria da Assistência Social recebe doação de dois carros

A administração municipal de Vargem através do Ministério do Desenvolvimento Social, por meio de emenda, recebeu dois carros novos e diversos kits e materiais que serão cedidos a Secretaria Municipal de Assistência Social. Além dos dois carros, foram entregues computadores, violões, data shows, máquinas fotográficas e kits de leitura. Todos esses instrumentos serão usados para melhorar o atendimento prestado às famílias vargenses. Crianças e idosos poderão fazer uso dos novos recursos por meio das atividades prestadas pelo social de Vargem.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1544 de 30 de agosto de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui