Entidades se reúnem para planejamento da 41º Romaria Estadual de Nossa Senhora Aparecida

Evento já tradicional acontecerá no dia 12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida e terá os mesmos moldes do ano passado.

Aconteceu na tarde de ontem (10) a primeira reunião oficial com organizadores, apoiadores, e entidades de classe para a realização da 41° Romaria em Campos Novos. Para Padre Alcides Angonese o evento fica ano a ano cada vez maior. “Muitas pessoas comentam e aqui temos um exemplo, hoje faltou cadeira e também tivemos algumas ausências, isso mostra que somente nós da Paróquia São João Batista, não conseguiríamos nunca fazer o evento sozinhos e é uma honra poder contar com todas essas pessoas e outras mais para fazer essa comemoração juntos”.

Padre Alcides entregou aos presentes a Programação das novenas e também a programação do dia 12 onde tem como destaque a apresentação da dupla religiosa Álvaro e Daniel que está com a presença confirmada e é patrocinada pela Casa Blanca. O padre também confirmou que durante a caminhada o Pároco da Catedral de Joaçaba que fará a animação da multidão, o pároco fez agradecimentos a todos os parceiros, festeiros, comunidade, amigos, voluntários e organizadores.

Segundo o Secretário de Indústria Comércio e Turismo, Ademir Bebber muita coisa deu certo em 2017 e o legado vai se manter. “O ano passado foi um marco pois mudamos muitos pontos da romaria, nos arriscamos muito por que muita coisa poderia ter dado “errado”, mas deu certo, e este ano vamos somente ver os pequenos pontos que não funcionaram e ajustar”.

O prefeito Alexandre Zancanaro, comentou que todas as secretarias estarão envolvidas para ajudar no que for necessário. “Acredito que cada secretário esteja ciente do que é necessário no seu setor e nós estamos sempre dispostos a dialogar para que todos sejam acolhidos e atendidos”.

Estiveram presentes entidades como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Conselho da Pastoral da Paróquia São João Batista, Unicampo, Secretarias da Prefeitura e Prefeitura Municipal.

Pontos importantes

A pedido da Secretária de Saúde Sandra Rosar haverá um atendimento maior à saúde do romeiro na Casa da Acolhida. O padre Alcides comentou que já conversou com a Câmara de Dirigentes Lojistas sobre os alvarás aos camelôs e ambulantes que terão o atendimento no mesmo formato, sendo dispostos após a quadra do Supermercado Castanhel. Outro ponto discutido foi o apoio da Secretaria de Obras que dará suporte à infraestrutura, acesso a luz junto à Celesc e a água pelo SAMAE.

O acolhimento dos romeiros na caminhada e durante o evento para informações e dúvidas ficará à cargo do Interact e também do Grupo de Escoteiros Araucária. A segurança foi um ponto positivo no ano passado e este ano será estendida com policiais a paisana e também o apoio da cavalaria.

Na praça de alimentação haverá menos box do que o ano passado, provavelmente oito ou nove para priorizar as entidades e atender melhor, entre os confirmados para a alimentação estão AMA, ACADAV, Rede Feminina de Combate ao Câncer e outros.

O Conselho Tutelar atuará mais presente junto à Polícia Militar e Civil este ano pela identificação de crianças vendendo produtos de camelô no ano passado. Essa irregularidade se identificada será notificada e multada. Desde o início da semana a prefeitura estará emitindo os alvarás de funcionamento e fiscalizando os vendedores o ponto de cadastro será a creche do Bairro Aparecida.

Outro ponto importante é que neste ano a imagem de Nossa Senhora Aparecida voltará a ser conduzida pelo Caminhão Corpo de Bombeiros, no ano de 2017 a imagem foi levada por um trio elétrico, mas a coordenação achou que a estrutura foi pequena e também que a condução da imagem não ficou “Oficial”. Outra mudança é o palco principal, em 2017 ele ficou no meio da avenida e em 2018 o mesmo será montado mais próximo do Santuário/Supermercado Castanhel, deixando ao menos uma “mão” da avenida livre para trânsito de romeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui