Invista em si mesmo

Sempre ouvimos esta frase, e geralmente quando a ouvimos sempre pensamos em trabalho e educação. “Eu vou investir em mim por estudar e ter um bom futuro que me dê estabilidade”. Isso é muito bom, poucas coisa é tão gratificantes quando alcançar a independência. Mas essa é uma frase que pode e deve ter uma abrangência maior, cuidar da saúde também é um investimento pessoal que pode render um excelente resultado, e que vai valer tanto quanto ter um futuro bem sucedido. Afinal de que adianta ter dinheiro e não ter saúde? É bom refletir sobre isso…
Toda semana o jornal O Celeiro prepara uma matéria sobre assuntos relacionados a saúde. E independente do assunto, os médicos entrevistados sempre dão um conselho que é universal, que é a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Na edição de hoje a matéria falou sobre a doença gordurosa hepática. Essa doença ocorre em virtude da má alimentação e do sedentarismo. Mas o segredo ensinado pelo médico é o mesmo: Boa alimentação e exercícios.

A maioria da população provavelmente concorda que cumprir com esses dois requisitos não é tarefa fácil. Como comer bem diante de uma rotina apertada e corrida? E como arranjar disposição para praticar exercícios depois de um longo e cansativo dia de trabalho? A preguiça sempre fala mais alto nessas horas. E como nem sempre vemos os resultados de nossos maus hábitos de forma imediata, vamos deixando tudo para depois. Não se cuidar hoje, exigirá um trabalho bem maior anos a frente. É na velhice que padecemos e colhemos os resultados de nossos hábitos.

Somos muito bons em dar conselhos para alguém sobre alimentação, e até arriscamos dar um puxão de orelha para alertar um amigo que ele está exagerando na gordura, mas quando é consigo mesmo, nem sempre aplicamos o que dizemos. Portanto, seja amigo de si mesmo, e dê os conselhos para o espelho. Se olhe e cuide de você, não só por fora, mas, principalmente, por dentro. ‘Somos o que comemos’, essa frase tem fundamento, é impossível ser saudável se colocamos dentro de nós alimentos pobres nutricionalmente.

Fácil não é, mas como a saúde é um bem tão precioso, todo o esforço valerá a pena. Alimentação saudável e a prática de exercícios físicos não devem ser um hábito apensas com objetivos estéticos, a beleza é só uma consequência, o principal objetivo é promover a boa saúde, o bem estar e a longevidade. Esses hábitos são preventivos, eles podem nos proteger contra doenças hoje e no futuro. Faz bem para o físico e para o emocional, e melhora a autoestima. É um investimento que realmente vale a pena!

Por: Priscila Nascimento
Jornalista

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1547 de 20 de Setembro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui