Autoescolas já estão utilizando Sistema Biométrico nas aulas práticas

Biometria garante a fiscalização pelo Detran e evita fraudes

Fraude: como evita-las? Deixar a cargo da consciência o dever de não fraudar é uma grande utopia, o jeito é montar um sistema antifraude. Para isso inúmeros órgãos optam por sistemas digitais que, na teoria, não permitem falcatruas. Esse sistema passou a ser implantado nas escolas de condutores desde 2010, portanto quem deseja tirar a habilitação para dirigir deverá confirmar sua presença nas aulas por meio do cadastro biométrico, ou seja, a lista de frequência já não tem mais valia, os alunos agora devem coletar a impressão digital, e isso vale tanto para alunos quanto para os instrutores.

Em Campos Novos o sistema funcionava apenas para os alunos que faziam aulas teóricas, mas desde o dia 10 de setembro o Departamento Nacional de Trânsito está exigindo que as aulas práticas já sejam realizadas com a biometria. Esta norma foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito que regulamentou a obrigatoriedade do sistema digital iBio, com o fim de evitar as fraudes.
Com o sistema antigo um número muito grande de pessoas que queriam tirar a carteira fazia isso sem nunca ter ido a nenhuma aula. Com o novo sistema, mesmo quem já tem prática de direção deve fazer todas as aulas, tanto teóricas quanto práticas. O Departamento de Trânsito estabelece que sejam realizadas 45 horas de aulas teóricas, 25 horas de aula prática em carros. O aluno precisa fazer 100% das aulas, através do sistema biométrico sua presença é confirmada e as informações são enviadas ao Detran, desta forma a pessoas são obrigadas a comparecer a autoescola. As digitais são coletadas no início, durante e no fim das aulas. Apesar de evitar fraudes, existem alguns poréns neste sistema, pois se faltar energia, ou se o scanner der defeito as aulas não serão computadas, e além disso o Detran estabelece um limite de aulas que devem ser feitos, não podendo ultrapassar três aulas por dia. Os dez digitas da mão são registradas, e no caso de nenhuma ser reconhecida, o sistema pedirá o reconhecimento da face.

As autoescolas Sinal Livre e Dalpasquale já estão preparadas para a nova demanda de alunos que deverá utilizar também o cadastro nas aulas práticas. A validação será feita por meio de um Iphone, e solicitará que o aluno registre sua presença através do cadastro que deverá ser feito no início, durante e no fim das aulas. Durante as aulas é feita uma chamada de fiscalização que acontece em horários aleatórios, neste caso, o aluno deverá estacionar para confirmar sua presença. Os proprietários das autoescolas contam sua experiencia com a implantação desta tecnologia.

O proprietário da autoescola Sinal Livre, Jairo Brugnera, conta que não teve nenhum problema com o novo sistema. “Ainda não tivemos problemas. Mas se o aluno se atrasar 5 minutos, atrasa todas as outras aulas. Ele não pode se atrasar, por isso a autoescola explica isso aos alunos, deixando claro a necessidade de ser pontual, e se chegar atrasado não será permitido que façam as aulas porque irá prejudicar outros alunos. As aulas são todas programadas. Tem que seguir a lei”, explica, informando que o Detran monitora até mesmo quando os carros ficam parados.

Célio Dalpasquale, proprietário da autoescola Dalpasquale, relata que sua experiência no início foi difícil. “Como o sistema estava em experiência no começo incomodou bastante, mas agora não, está funcionando bem. Mas apanhamos bastante”, conta, concordando que o único problema é a questão dos atrasos, alertando que os alunos devem ser rigorosos nos horários de aulas, pois um atraso pode impedir que o aluno tenha sua presença confirmada, e a aula não será computada. Em casos em que surjam algum problema o responsável pela autoescola deverá entrar em contato com a empresa responsável e informar a situação para que seja providenciada uma solução.

Apesar desses pequenos entraves, o novo sistema que confirma a presença dos alunos e garante que estes tenham assistido a 100% das aulas tem garantido ao Detran a certeza de as autoescolas e os condutores compreendam as normas de trânsito da forma correta. Mesmo que alguns alunos tenham aprendido a dirigir de forma autônoma, é necessário que eles compareçam as aulas para que todos conheçam e respeitem as normas de trânsito, promovendo um trânsito responsável e seguro.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, edição 1552 de 25 de Outubro de 2018.

1 COMENTÁRIO

  1. Cheguei 5 minutos atrasada e entrei na aula. Assisti . Porém o professor não pegou a digital. Agora cobram a taxa como falta. Não era pra então não deixar assistir a aula? No contrato não está mencionado o tempo limite de atraso (tolerância) , não era pra estar citado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui