Programa Saúde na Escola orienta sobre o risco da dengue

Alunos das escolas de Vargem aprenderam sobre a importância da prevenção

No dia (11) foi realizado mais um encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) que aconteceu na Escola Estadual Deputado Augusto Bresola e no Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing. Foi trabalhado nos três períodos com todas as turmas do Ensino Regular e também no período da noite com o CEJA. As responsáveis pelo trabalho foram a Assistente Social da Unidade de Saúde Rita Melo e a Profissional responsável pelo combate à dengue Ângela dos Passos. Na ocasião foram entregues marcadores de livros com algumas dicas de combate a dengue. O objetivo deste encontro é mostrar para a população o quanto é importante o assunto, e que podemos evitar a doença com pequenas atitudes.

A dengue é uma doença muito perigosa, não só

ela, mas também todas as outras enfermidades que podem ser transmitidas por meio do mosquito Aedes Aegypti. Esse mosquitinho é atraído por água limpa e parada. As pessoas devem estar atentas para que não sejam deixados recipientes que favorecem o aparecimento do mosquito.

O trabalho feito nas escolas é de fundamental importância, pois orienta as crianças e jovens sobre os cuidados que devem ser tomados, os jovens, por sua vez, podem ser multiplicadores deste conhecimento, por ajudarem os pais a evitarem situações de risco. Ações preventivas diminuem a

s chances de o mosquito aparecer e que as doenças se proliferem.

A gestão da Prefeita Milena Becher, em primeiro lugar, tem focado na saúde do município, e o trabalho de orientação e prevenção de doenças é um meio de promover a saúde das pessoas. Através desta orientação as crianças e os adolescentes obtém o pleno conhecimento de que a saúde é o maior bem que as pessoas podem ter, e por isso ela tem que ser cuidada diariamente.

Escola Municipal recebe doação de mudas em alusão ao Dia da Árvore

Alunos, professores, direção e funcionários do Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing, se reuniram no dia 21 para realizar o plantio de mudas de árvores nativas nas proximidades da escola. A atividade teve como objetivo a homenagem ao dia da árvore e a sensibilização das crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. A ação contou com o apoio da Empresa CTG Brasil, responsável pela parte ambiental da UHE Garibaldi, na ocasião representada pelo técnico ambiental Edson Zanchett que no momento fez uma breve explicação sobre a importância da preservação do meio ambiente. A empresa doou aproximadamente 350 mudas de árvores nativas, que além de serem plantadas na escola foram distribuídas para as crianças. “Essa ação veio para consolidar tudo o que é trabalhado em sala de aula e fechar com chave de ouro”, ressalta uma das professoras.

Grupo Estilo de Vida Saudável participa de oficina de culinária

O grupo “Estilo de Vida Saudável” participou de mais um encontro para a realização da oficina de culinária em que aprenderam uma receita especial que só faz bem a saúde.
A oficina foi ministrada pela nutricionista Ana Cristina Recalcati que ensinou os alunos a fazer um bolo de farinha de aveia com maça, o bolo faz parte do caderno de receitas que foi entregue aos participantes no último encontro. Desta vez a receita foi direcionada aos diabéticos, que substituíram o açúcar pelo adoçante.

Os participantes puderam levar o caderno para casa para que as outras receitas possam ser realizadas. O objetivo da equipe de saúde é mostrar que uma alimentação saudável está sempre ao nosso alcance. Um alimentação desregrada só prejudica a saúde, e pode aumentar os riscos para os hipertensos e diabéticos. A equipe da Unidade de Saúde agradeceu a todos e informa que na primeira quinta-feira do mês de outubro acontecerá o próximo encontro do Grupo Estilo de Vida Saudável.

Prefeitura promove Feira da Agricultura Familiar

A Administração Municipal convida a todos para visitar a Feira da Agricultura Familiar que irá funcionar no dia 5, de 10h as 13h30, ao lado do Ginásio Municipal. Na feira estarão disponíveis produtos frescos, orgânicos, hidropônicos, frutas, verduras e legumes, alimentos ricos que contribuem para a boa saúde, que vão direto para sua casa. A feira acontecerá nas sextas-feiras no mesmo horário. Esse programa tem o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura,EPAGRI e Departamento de Turismo.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1549 de 04 de outubro de 2018″.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui