O poder da educação

A frase dita pelo filósofo e matemático Pitágoras, “Educai as crianças e não será preciso punir os adultos”, mesmo sendo tenso sido escrita há anos é válida até hoje. De fato, quando educamos as crianças é mais provável que na fase adulta elas se tornem pessoas melhores. Esta fase também poderia ser dita da seguinte forma: Educai as crianças para que tenhamos adultos mais conscientes. A educação é poderosa para moldarmos a mente das pessoas. A matéria de capa do jornal O Celeiro desta semana apresenta o projeto Escola no Campo, uma iniciativa que poderá ser eficaz na educação ambiental e na formação de crianças mais atuantes nas causas sustentáveis.

A educação que se inicia na base poderá resultar em crianças mais preocupadas com o meio ambiente, e que no futuro terão atitudes que beneficiem a comunidade. É mais do que um saber teórico, mas sim um conhecimento que leva a ação. Não é saber que que a poluição faz mal, é agir de forma a evita-la. Não é saber que é importante não desperdiçar água, é no dia a dia evitar o desperdício. Educação é a prática e a multiplicação do conhecimento.

Vivemos uma era em que a difusão de informação é gigantesca, os meios eletrônicos nos dão acesso a milhares de textos em questão de segundos. Notícias sobre preservação, sustentabilidade e meio ambiente estão a um clique de distância. Mas o que vemos acontecer no mundo nos faz perceber que estas informações não estão surtindo o efeito desejado. Poluição da água, do ar, florestas perdendo o seu verde. Tudo isso acontece por falta de conhecimento ou porque ignoramos o que sabemos? Ou porque os interesses econômicos estão acima dos cuidados com o lugar que nos hospeda?

As ações na prática são essências para que elas vejam os benefícios de zelar pelo meio ambiente. Plantação de hortas, coletas seletivas e demais ações que são feitas pelas próprias crianças geram nelas o bem-estar de saber que estão colaborando com o mundo e com a comunidade. Cientes de que estar no poder das mãos fazer diferente, elas farão jus ao título de agentes ambientais. O projeto não é apenas escolar, é um projeto de vida, que os acompanhara para sempre. A educação é uma arma poderosa para combater atitudes irracionais que violam e arruínam nosso planeta.

Que as gerações futuras possam crescer com o senso de dever e amor pelo meio ambiente, fazendo isso por preservar o mundo em que vivem. Que elas possam prepara-lo para que ele esteja mais belo para receber as demais gerações que se sucederão nos anos a frente.

Por: Priscila Nascimento
Jornalista

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1556 de 22 de Novembro de 2018″

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui