Amor e ação

Eles são capazes de tudo por nós, dedicam o tempo e todo amor do mundo. Nós os deixamos para trás para seguir nossos sonhos, para sair com os amigos, para viver um romance, mas quando alguma de ruim acontece é para os braços deles que corremos: é o colo de mãe e pai que acalenta. Em cada fase da vida, eles estavam lá para dar as mãos.

Mas, infelizmente, aqueles que um dia tanto nos deram força, irão precisar de forças. A relação se inverte, e a via se torna de mão dupla. Os pais é que vão precisar dos filhos. Frágeis, sensíveis, doentes, eles vão se tornado, e tudo isso sem você perceber.

No inicio eles se fazem de forte, dizem que não precisam de ajuda, são bem orgulhosos, mas o orgulho não dribla os efeitos do tempo, uma hora eles vão entregar os pontos. É triste para os pais ver que os anos estão passando, é triste para os filhos vê-los assim. São desafios que a maioria vai enfrentar, e nunca estamos preparados para isso.

Nesta semana o jornal publicou uma matéria sobre os cuidados com os idosos, e de praxe citamos as indicações médicas referentes a cuidados como alimentação e atividades físicas, mas algo que muitos não citam e nem indicam é a presença do afeto e do amor que eles precisam nesta fase.

É comum que muitos se sintam inúteis porque deixaram de trabalhar, porque não podem mais fazer o que faziam antes, pois as restrições aumentam. Neste momento eles precisam se sentir importantes, e quem os rodeia tem o dever de propiciar este ambiente aconchegante e caloroso.

Por mais que eles não possam exercer certas atividades, eles podem ser de grande valor para os jovens, para os filhos e netos. A experiencia que eles passaram são lições de vida. Relembre com eles os bons momentos, riam juntos. Ajude-os a viver esse momento com mais leveza.

A receita para a longevidade deveria ser, acima de tudo, o amor da família, o respeito das demais pessoas, as iniciativas do poder público para a valorização e dignidade da terceira idade. Eles precisam ter seu lugar na sociedade. Podem fazer pouco hoje, mas já fizeram muito no passado, portanto merecem todo o amor do mundo.

Converse, chore, ria, brinque, leve pra passear, seja amiga, tenha paciência, nunca abandone. Demonstre diariamente seu amor a eles, e a recompensa o tempo se encarrega de trazer.

Por: Priscila Nascimento
Jornalista

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, edição 1571 de 28 de março de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui