Professores de Campos Novos participam de Programa Nau dos Mestres


Seis escolas do município de Campos Novos, no Estado de Santa Catarina, terão professores participantes do programa Nau dos Mestres, iniciativa que prevê o repasse de conteúdo complementar às disciplinas de Ciências, Biologia, Artes, Química, Física e Matemática por meio de um laboratório móvel. A Formação de Educadores das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental iniciou quinta-feira, 16, na Escola de Educação Básica Gasparino Zorzi, em Campos Novos.

No primeiro de três encontros, os 30 professores participantes das EEBs Paulo Blasi, Henrique Hupp Júnior, GasparinoZorzi, José Faria Neto, José Zanchett e José Cesário Brasil, tiveram acesso a 24 projetos experimentais, disponíveis em um móvel que simula uma “Corujola”, um tipo de nave descrita na série de livros infanto-juvenis Nau dos Mestres, material didático  que acompanha o projeto.

“É um projeto maravilhoso que vai despertar ainda mais interesse e a curiosidade dos educandos, pois será possível por em prática a teoria de modo mais dinâmico e atrativo”, conta a professora das disciplinas de Ciências e Biologia da EEB Henrique Rupp Junior, Fabíola Boscari.

Com a expectativa de chegar a aproximadamente 1 mil alunos dos 6º aos 9º anos, as atividades visam proporcionar aos jovens experiências diferentes como virar um copo sem deixar a água cair, como impulsionar um objeto sem empurrá-lo, e estimular perguntas que deverão ser respondidas com a ajuda dos ensinamentos disponíveis nos livros. O objetivo é oferecer materiais didáticos para incentivá-los a assimilar conceitos teóricos de modo atrativo e inteligente.

O laboratório móvel possui livro do professor e livros ilustrados para os alunos, sendo títulos da Série Nau dos Mestres são: Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) e Mestre Apolo (Matemática, Cores e Luz e Sombra).

Patrocinado pela ENERCAN, via Lei Rouanet, e desenvolvido pela Evoluir – Educação Transformadora, o programa Nau de Mestres prioriza atividades que sugerem o uso de atributos como protagonismo, colaboração, autonomia e empatia, sempre a partir da criação de um cenário que favorece a compreensão das conexões interdisciplinares.

 

Informações: Ascom/Secretaria de Estado da Educação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui