Delegado Geral visita Campos Novos e doa Cão para Polícia Civil

Delegado Geral Paulo Norberto Koerich e Delegado Regional Adriano Almeida

Autoridade quer conhecer instalações regionais e aproximação com os policiais

A 26° Delegacia de Polícia Civil de Campos Novos abriu as portas na manhã da última quinta-feira (6) para dar boas vindas ao Delegado Geral da Polícia Civil do Estado, Paulo Norberto Koerich. A autoridade inaugurou o Canil da Polícia e doou um cão policial para participar das atividades investigativas da Polícia no município. O cão labrador, Zeus, está no canil construído na Delegacia Regional de Campos Novos à disposição dos policiais civis locais, no auxílio às operações. A chegada do animal é um reforço para os agentes nas ações para farejar entorpecentes e armas, principalmente em abordagens em veículos, na região do Meio-Oeste. A visita do delegado geral também tem como objetivo a aproximação da entidade estadual com as delegacias dos municípios. Na ocasião o delegado-geral conversou com a imprensa, respondeu algumas perguntas e relatou o trabalho realizado a frente da Delegacia Geral da Polícia Civil.

Policiais Milena Reis, Cão Zeus e Angélica Guidini

A presença de um cão farejador será de grande importância no trabalho realizado pela Polícia Civil do município, haja vista que na região os problemas com drogas são uma constante. De acordo com o delegado regional Adriano Almeida, 130 pessoas foram presas pela PC de Campos Novos nos últimos dois anos em investigações sobre o tráfico de drogas. A chegada de Zeus deverá intensificar este trabalho. O delegado geral afirmou que o cão foi devidamente treinado para esta finalidade. Alguns policiais de Campos Novos participaram de treinamento e capacitação em Florianópolis, na Escola de Polícia, para aprenderem a lidar e atuar junto ao animal e possam estabelecer uma relação com ele. “O cão foi treinado para localizar drogas e armas. Ainda temos animais que estão sendo treinados para localizar explosivos, cadáveres, e até para contenção de pessoas, caso seja preciso. infelizmente talvez tenhamos que utiliza-lo dessa forma. O estado tem que usar os meios necessários para conter aqueles que infringem a lei”, explicou o delegado geral.

Além da entrega deste reforço, o Delegado Geral afirmou ter vindo ao município para ter uma conversa mais próxima dos policiais locais e ouvir as demandas da região para que o trabalho da PC possa ser melhorado em todo o estado. “Hoje estamos aqui porque queremos conhecer as instalações das delegacias da região do planalto serrano e para prestar contas também daquilo que a delegacia geral já fez e vem fazendo ao longo desses cinco meses de administração e ouvir dos policiais quais são os anseios e as necessidades, o que nós podemos fazer para melhorar nossa instituição policial e com isso demonstrar o respeito ao cidadão e aos nossos visitantes”, afirmou. Ele também citou que a região de Campos Novos tem uma situação diferenciada no que tange as instalações físicas e as condições de trabalho, mas admitiu que a corporação como um todo é deficiente quanto ao número de efetivos.

Apesar de admitir dificuldades, o delegado apontou avanços no trabalho da PC no estado e região, atribuindo os bons resultados a nova gestão e ao trabalho prestado pelos profissionais que compõe a entidade. “Nós temos algumas dificuldades que são naturais do dia a dia, mas estamos administrando de forma inovadora e nós conseguimos alguns avanços. Temos hoje, comparando o ano passado, uma diminuição dos índices criminais, principalmente no que tange aos crimes de homicídios, que teve uma diminuição de 23%. Isso significa dizer que as polícias estão efetivamente trabalhando muito. No mês de janeiro de 2019 o número de presos diários era de 17.3 que ingressaram no sistema prisional do estado e isto demonstra o trabalho feito pela policia de forma integrada quando há a necessidade. A DGPC busca a todo o momento a melhoria do trabalho do Policial Civil que é prestado ao cidadão”, destacou.

O trabalho da PC de Campos Novos também foi elogiado pela delegado-geral que ressaltou o comprometimento dos policiais na região. “Sinto orgulho de vir a uma região policial aonde os números de ações e resultados se destacam e isso demonstra o comprometimento dos policiais, demonstra que a região esta sendo gerida com responsabilidade. Há um comprometimento do delegado de polícia e dos agentes de policia e de todos os colaboradores que atuam na região. Isto comprova o respeito que esses profissionais tem para com o cidadão e os visitantes, e é isso que nós buscamos”, concluiu o delegado geral.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1582 de 13 de junho de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui