Fundação Cultural prevê programação mais enxuta para a Festança do Gaúcho

Sessão Solene, Missa e Baile estão confirmadas para marcar a data.

A Festança do Gaúcho de 2019 será bem diferente da que aconteceu no ano de 2018, isso porque a Fundação Cultural Camponovense resolveu enxugar as atrações em alusão a data. No ano passado a programação realizou-se de 14 a 23 de setembro com um vasto número de eventos. Para este ano está confirmada programação oficial apenas de 19 a 21 de setembro. Em reunião realizada na semana passado foi explicado que será reduzida as atividades neste ano. Porém Marli garantiu que a data não será esquecida. “Não queremos deixar passar em branco o dia 20 de setembro, que é quando é comemorado o Dia do Gaúcho. O tradicionalismo gaúcho é muito forte. Temos muitos costumes que trazemos desta tradição gaúcha. A nossa história, nosso passado deve ser relembrado e repassado as novas gerações”, declarou.

A data também é relembrada nas escolas, que todo ano desenvolvem trabalhos para resgatar a história. “As escolas já tem esse evento programado no seu calendário escolar e desenvolvem essas atividades. Estamos apenas agregando aquilo que as escolas já fazem. Esse ano estamos contanto com a pareceria da Escola Gasparino Zorzi que possivelmente desempenhará um projeto de um dia na Praça Lauro Muller, para desenvolver atividades culturais tradicionalistas, provavelmente será no dia 19 de setembro”, diz a superintendente.

Para o dia 19, em consenso com a Câmara de Vereadores, será realizada a Sessão Solene com homenagens no Salão Paroquial, as 19h. No dia 20, às 19 h, será realizada a Missa Crioula na Igreja Matriz, após a missa será servido um jantar com pratos típicos organizado pela associação Celeiro da Tradição, no salão Paroquial. No sábado, 21, o CTG Porteira Camponovense realizará o Baile de Formatura do Curso de danças no Galpão Crioulo. Ainda não está confirmado, mas é provável que no dia 19 aconteça uma cavalgada aonde os cavaleiros trarão a chama crioula do trevo da Copercampos até o salão paroquial para dar inicio a sessão solene da Câmara.

A programação está sendo trabalhada em parceria da Secretária de Comércio, Industria e Turismo, que está em contato com os restaurantes locais para saber se alguns irão oferecer na Semana Farroupilha pratos típicos a base da culinária tradicionalista gaúcha. Em breve serão divulgados os restaurantes que estarão servindo esses pratos para que a população saiba aonde poderá experimentar esses pratos. Ainda outras parcerias poderão ser feitas.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1587 de 18 de Julho de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui