Caixa anuncia financiamento imobiliário corrigido pela inflação

Caixa Econômica Federal anunciou oficialmente, nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, a nova modalidade de crédito imobiliário , corrigida pelo IPCA , o índice oficial de inflação do país.

Para atrair os compradores, os juros nesse tipo de financiamento habitacional serão mais baixos em relação ao modelo tradicional. A nova linha de crédito valerá para imóveis residenciais novos e usados.

A taxa mínima para imóveis residenciais enquadrados será de IPCA mais 2,95% ao ano. A taxa máxima será de IPCA mais 4,95% ao ano. A projeção é que o IPCA feche este ano a 3,76%. As taxas valem para novos contratos e já estarão vigentes a partir da próxima segunda-feira. O banco pretende atingir, inicialmente, um público de 150 mil famílias.

Atualmente, os contratos feitos pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) são corrigidos pela Taxa Referencial (TR), que está zerada. A Caixa cobra juros entre 8,5% e 9,75% ao ano mais TR nas suas principais linhas de crédito imobiliário, para compra de imóveis novos ou usados. A decisão quanto à aplicação da correção será do cliente.

O prazo de fiinanciamento será menor. Nos financiamentos que adotam a tabela Price, em que o valor da prestação começa mais baixo no início do contrato e vai subindo ao longo do tempo, o prazo será de 20 anos. No Sistema de Amortização Constante (SAC), em que ocorre o inverso, o prazo do financiamento será de 30 anos. Hoje esse tempo pode chegar a 35 ano.

O comprometimento de renda, ou seja, o valor da prestação, que pode atingir 30% do salário hoje, também será menor. Ela será de 20% para SAC e de 15% para Price. A quota do financiamento, segundo a Caixa, será de 80% do valor do imóvel. Atualmente, a quota chega a 90%.

Alternativa

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que o crédito imobiliário corrigido pela inflação será uma alternativa à linha existente, que adota como a TR. O cliente poderá escolher, disse. Ele destacou que a TR está zerada atualmente, mas que ela já subiu no passado.

— Nós nunca anunciaríamos uma operação como essa que não fosse matematicamente  calculada e nos dá a oportunidade de oferecer essa linha para a população brasileira — disse Guimarães.

Segundo o presidente da Caixa, a nova linha vai oferecer juros que vão permitir redução no valor inicial da prestação de até 50%. Ele mencionou que a medida vai levar a uma expansão da participação do crédito imobiliário na economia. Enquanto nos Estados Unidos e na Europa, a proporção é de 50%, no Brasil fica abaixo de 10%.

Com o novo indexador, os bancos vão poder vender as carteiras de crédito imobiliário, antecipando o recebimento de recebíveis que podem ser emprestados novamente. Atualmente não há demanda no mercado por papéis atrelados à TR.

O novo indexador é uma novidade no mercado imobiliário e foi autorizada pelo Banco Central, na semana passada, para todas as instituições financeiras. Ela vai valer tanto para os contratos enquadrados no SFH — abastecido com recursos da poupança e juros limitados a 12% ao ano —, quanto para os Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), com condições de mercado.

Quem tem recursos no FGTS também poderá usar o dinheiro para dar como entrada na compra de imóvel de até R$ 1,5 milhão. Essas taxas não são válidas para o Minha Casa, Minha Vida, que cobra juros mais baixos.

*Informações: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui