No próximo sábado acontecem ações do “Dia D de Saúde Mental”

A Secretaria de Assistência Social de Campos Novos, em parceria com a Secretaria de Saúde, promovem no próximo sábado (31) o “Dia D de Saúde Mental” na Praça Lauro Müller.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), através de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade. A saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde.

Problemas de saúde mental mais frequentes são:

– Ansiedade

– Mal-estar psicológico ou stress continuado

– Depressão

– Dependência de álcool e outras drogas

– Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia

– Atraso mental

– Demências

Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, em algum momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave.

A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade. Em cada 100 pessoas, aproximadamente, 1 sofre de esquizofrenia.

Os indivíduos afetados por problemas de saúde mental são cidadãos de pleno direito. Não devem ser excluídos do resto da sociedade, mas sim apoiados no sentido da sua plena integração na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade.

E pensando nesta integração o “Dia D de Saúde Mental” na Praça Lauro Müller, será voltado à ações de esclarecimentos à comunidade, conforme explicou a psicóloga da Secretaria de Assistência Social de Campos Novos, Gleice Santos.

A programação será a seguinte:

09h: Início das Atividades

– Feirinha do CAPS

– Exames de Glicemia e aferição da pressão arterial (SMS)

– Massagem (SENAC)

– Pintura Facial para as crianças

– Atividades de REIKI – Margarete Ross  

– Panfletagem com as equipes do CRAS, CREAS e CAPS (SAS)

– Maquiagem e esmaltaria – Projeto De Olho no Futuro

– Massagem facial com óleos essenciais – Salão da Giza

10h: Roda de Música com os Idosos do Centro de Convivência Pe. Quintílio Costini

10h30: Zumba com a professora Anynha Ribeiro

11n15: Yoga com a terapeuta Thaíse Titon

12h: Encerramento

Toda a comunidade está convidada a participar das atividades e obter com os profissionais que estarão presentes, mais informações sobre Saúde Mental, pois O envolvimento das famílias nos cuidados e na reabilitação das pessoas que passam por qualquer transtorno é reconhecido como peça chave no sucesso do tratamento.

*Informações: Simpatia FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui