Candidatos ao Conselho Tutelar se apresentam aos eleitores de Campos Novos

Aconteceu na noite desta quinta-feira (05), a apresentação dos candidatos ao cargo de Conselheiros Tutelares de Campos Novos aos eleitores, dando sequencia ao cronograma e ao período eleitoral.

A sessão de apresentação, convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campos Novos (CMDCA), aconteceu no Auditório da Biblioteca Pública municipal, reunindo os 10 candidatos ao cargo. Desses, os cinco que receberem o maior número de votos dos eleitores serão nomeados para um mandato de quatro anos, de 10 de janeiro de 2020 a 9 de janeiro de 2024.

As eleições para o Conselho Tutelar acontecem no dia 6 de outubro de 2019 e poderão votar pessoas maiores de 16 anos que possuam título de eleitor inscrito no município de Campos Novos.

A eleição terá o apoio do TRE – Tribunal Regional Eleitoral. Em Campos Novos serão realizadas com urnas eletrônicas em duas escolas: E.E.B Paulo Blasi e E.B.M Santa Júlia Billiart.

Esteve presente na oportunidade a promotora Drª Raquel Betina Blank que deverá assumir a 1ª Vara da Infância e Juventude, que falou sobre a importância e a sensibilidade necessárias para atuar no conselho tutelar, visto que, os conselheiros tem a missão de garantir os direitos básicos, a integridade física, mental e social de crianças e adolescentes.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) que é parceiro no evento, Gilberto Scussiato, destacou a necessidade de os conselheiros atuarem com foco em desmistificar o papel de repressão que a comunidade ainda tem referente ao trabalho do Conselho Tutelar.

Também esteve presente o chefe do cartório eleitoral de Campos Novos, Arthur Otto Niebuhr, que repassou as informações referentes ao apoio que o TRE dará nas eleições que ocorrem simultaneamente em todo o país.

“É de vital importância que o pleito eleitoral transcorra dentro das regras do estado democrático de direito, assegurando a igualdade de participação de todos os pretendentes ao cargo”, conforme destacou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campos Novos Gesiel Robeiro. Na próxima semana serão divulgadas quais sessões estarão em cada escola.

Na noite de apresentação, cada candidato teve um período de 5 minutos para apresentar suas propostas de trabalho.

O voto é facultativo. No entanto, é importante a ampla participação da população na escolha dos conselheiros, que terão atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados ou violados. Esses direitos são assegurados pela Constituição Federal, pelo ECA e demais leis infraconstitucionais.

*Informações: Simpatia FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui