Senar realizará Ateg Gado de Leite em Campos Novos

Entidade destinou recursos para treinar cerca de 40 produtores rurais da região.

Após o sucesso do Programa de Assistência Gerencial (AteG) de gado de corte promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos anuncia o programa Ateg Gado de leite, que tem previsão para iniciar em novembro. O presidente do sindicato, Luiz Sergio Gris, relata que está desde o começo do ano tentando trazer o projeto para Campos Novos, e agora confirma o repasse dos recursos pelo Senar Nacional para prestar a assistência técnica qualificada aos produtores rurais da região. No dia 25 de outubro acontecerá uma reunião, na sede do sindicato em Campos Novos, com os produtores de gado de leite interessados em participar do programa. Serão selecionados 40 produtores para serem assistidos mensalmente por profissionais que os auxiliarão no manejo e gerenciamento da propriedade. Para Gris este projeto é de grande importância na região, pois a demanda da bacia de leite é significativa e movimenta cerca de R$ 40 milhões por ano, portanto é necessário que os produtores recebam essa atenção especial para fortalecer e fomentar esse setor.

Luiz Sergio Gris

Nesta reunião será apresentada todas as etapas do projeto e como ele irá funcionar. O programa prevê a participação de produtores, não apenas de Campos Novos, mas também de cidades da região que o sindicato abrange, como Abdon Batista, Vargem e Celso Ramos. Os requisitos e a seleção dos candidatos serão feitos pelos próprios técnicos do programa. “Nos reuniremos no dia 25 e apresentaremos o projeto, o que é o programa, as diretrizes e as condicionantes. Será feito uma lista dos interessados que depois serão avaliados e selecionados para participar. O projeto é voltado para pequenos, médios e grandes produtores. Mesmo produtores que não são afiliados ao sindicato poderão participar da reunião e se inscrever no programa. Queremos produtores comprometidos com o projeto e que querem seguir as recomendações dos técnicos”, falou o presidente sobre a importância de os produtores levarem a sério o programa.

Gris destaca que este aperfeiçoamento promovido pelos programas de assistência técnica gerenciais agregará valor aos produtos de Campos Novos, que no estado é visto com bons olhos pelas entidades do setor do agronegócio. O município já conta com o título de Celeiro de Santa Catarina, por ser o maior produtor de grãos do estado, e pelo presidente do sindicato, esse status pode se estender para outras áreas também, como o gado de corte e gado de leite. “Queremos o título de Celeiro dos Produtores Rurais. Os produtos de bovinos estão vendo que é preciso investir em genética, melhoramento de pastagem, em qualificação e conhecimento para ter um rebanho. Em termos de qualidade estamos bem, não temos muita quantidade, mas a qualidade é uma das melhores do estado. Nas feiras alcançamos bons preços. Somos o quarto rebanho do estado, acreditamos que mais produtores irão integrar a agricultura com a pecuária. Tem mercado para avançar e genética de ponta aqui. As federações e todo o estado sabem da força de Campos Novos. Não temos nosso título à toa, os números comprovam. A economia do município demonstra isso. Eles sabem que temos produtores comprometidos com a atividade e eles apostam na gente. Vamos mobilizar essa turma para que sejam mais um sucesso”, afirmou.

O Encontro da AteG e o Dia de Campo, realizado no município, no dia 27 de setembro, celebrou o trabalho que vem sendo desenvolvido na pecuária do município e demonstrou o futuro promissor da região neste setor. Campos Novos recebeu um grande número de produtores rurais advindos de vários municípios do estado, e todo o conhecimento transmitido ajudou os produtores presentes a ver a importância deste projeto desenvolvido pelo Senar. Além disso o município ganhou grande visibilidade e gerou um movimento financeiro durante o dia do evento. “Foi um desafio muito grande aceitar o convite da Federação da agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) para sediar um evento daquele porte. Foram 1428 pessoas presentes. Tivemos uma manhã de palestras importantes que abriram a cabeça do produtor e o horizonte dos pecuaristas de que o mercado da carne tem futuro. Com o programa em Campos Novos vimos que valeu a pena esses dois anos de aprendizagem. Na parte da tarde foi de grande valia mostra o que nossa unidade conceito realizou com a informação dos técnicos que gerem o programa. Também ficamos satisfeitos de presenciar a apresentação do selo de carne catarinense, para nós esse é um evento de grande importância e demonstra a força que Campos Novos tem no cenário estadual. Trouxemos conhecimento ao produtor e retorno financeiro para a cidade. As pessoas que vieram aqui usaram nossa cidade gastaram em nossa cidade. Também foi importante a visibilidade que campos Novos ganhou não só no mercado de grão, e de suínos, mas também no mercado da carne bovina”, declarou o presidente.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1601 de 24 de Outubro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui