Mês das Artes: Novembro seguirá repleto de atividades voltadas a cultura e arte

Projeto elaborado pela Fundação Cultural Camponovense inclui Feita Literária e Mostra de Dança e Teatro.

Foi iniciada na segunda-feira (4) a programação do Mês da Artes, projeto idealizado pela Fundação Cultural para fomentar e incentivar a arte e a cultura na região. Este é o primeiro Mês das Artes do município, um trabalho aprovado pelo Ministério da Cidadania e patrocinado pela Prefeitura de Campos Novos e pela Enercan. A Fudanção Cultural esteve há cerca de seis meses envolvida nos preparativos do evento para que tudo ocorra de forma organizada. A superintende da Fundação, Marli Becker, conta com satisfação que tudo foi pensado para propiciar atividades voltadas para toda a comunidade. “Buscamos envolver as escolas, a terceira idade e toda da a comunidade Camponovense”, ressaltou. Além das atrações locais, foramconvidadas a Orquestra Municipal de Videira e a Banda da Policia Militar do Paraná para participar do evento.
Para Marli o desenvolvimento de projetos desse porte é de grande importância para o crescimento pessoal, emocional, social e cultural da sociedade. Sobre esse assunto ela disserta com propriedade e defende as iniciativas voltadas a cultura. “Enxergamos que a cultura realmente tem o poder de transformar a vida das pessoas. Mas ela não é tão levada a sério, é desconsiderada. Alguns governantes preferem investir apenas na segurança para reparar danos, mas, às vezes, a cura está nesse trabalho que lida com a alma, o interior e o amor interno. Trabalhamos com alunos depressivos, com sérios problemas em casa, com famílias desestruturadas. E a pessoa envolvida com a cultura vê que o mundo não é aquilo que ela vive dentro de casa. Na cultura mostramos que ele tem um leque enorme de caminhos a seguir. Trabalhamos para ver uma mudança no decorrer dos anos, para que as pessoas se habituem a praticar a cultura na música, nos instrumentos, na dança, na culinária, nas artes plásticas, na pintura, no artesanato”, destacou a superintendente.

A Programação do Mês das Artes tem atividades desenvolvidas com crianças, jovens e idosos. Estas atividades estão sendo realizadas frequentemente no município. No mês de outubro Campos Novos sediou a etapa regional do Dança Catarina e neste mesmo mês aconteceu o Jecam e a Feira de Matemática.

Agora o mês novembro recebe mais uma grade de eventos que seguirão até o mês de dezembro, pois culminará com a programação Natal Celeiro da Paz, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Serão dois meses de muitas atividades culturais. A população ganha muito com isso. Não vamos parar. Serão apresentações belíssimas e todas gratuitas”, declarou Marli.

Com reflexos vistos no dia a dia, os projetos da fundação têm impacto direto na vida dos envolvidos, como acontece com a terceira idade. Os idosos farão parte da programação deste mês de novembro através da Mostra da Melhor Idade. Eles vão apresentar músicas instrumentos, danças, poesias, e aguardam com expectativa para receber as famílias e toda a comunidade para prestigiar suas apresentações. “Os idosos estão bem empolgados e estão ensaiando bastante. Queremos introduzir os idosos na programação do município interagindo com todas as faixas etárias”, disse Marli que também reforçou que as atividades são voltadas para todas as pessoas e classes. Nesta programação está incluída também as pessoas das comunidades do interior que receberão em suas comunidades parte dessas apresentações.

Programação

Dia 08: Mostra Municipal de Teatro Infantil, “O Circo Alegria”, das 9h30 às 14h30; Dia 09: Workshop de Danças, das 9h às 14h; Dia 10: Mostra de Danças às 14h todos na Praça Lauro Müller;
Dia 13: Show Musical Volta ao Mundo, Clube Aqua Camponovense às 19h;
Dia 23: Apresentação Cultural ‘De Mala e Cuia’, no Dal Pai às 10h;
Dia 24: Apresnetação da Banda PM do Paraná às 10h na Praça Lauro Müller;
Dia 26: Apresentação Cultural ‘De Mala e Cuia’ às 19h no Auto Bela Vista e Dia 30 às 10h no Ibicuí;
Dia 8 de dezembro, apresetanção Show Orquestra Campos Novos às 20h na Praça Lauro Müller;

*Reportagem publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1603 de 07 de Novembro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui