Projeto prevê inclusão de Campos Novos em mais uma rota turística

Projeto prevê inclusão de Campos Novos em mais uma rota turística.

Está agendado para esta quinta-feira (21), às 19h, a apresentação do projeto Rota Turística do Pontão, que acontece no Salão Paroquial da Encruzilhada. O convite está sendo feita pela Prefeitura de Campos Novos e pela Amplasc, com o apoio da Epagri. Serão apresentados a história, o projeto e os mapas turísticos do estado e do Distrito da Encruzilhada, ao final será realizada uma mesa redonda com debates sobre o assunto. O objetivo deste projeto é transformar a herança histórica e cultural do Passo do Pontão em uma rota de ecoturismo cultural oferecendo produtos e serviços numa cadeia produtiva sustentável, com isso será possível aumentar a permanência dos visitantes que percorrem a região das águas termais rumo ao litoral catarinense nas temporadas de verão, por meio de oferta de novo produtos como artesanatos e serviços turísticos vinculados à tradição tropeira, como o caminho das tropas pelo Passo do Pontão, gerando trabalho e renda para a comunidade, sobretudo, do meio rural. O projeto foi incluído no plano municipal de Campos Novos e regional da Amplasc e em contato com a Prefeitura de Barracão, e tem status de política pública no mapa de turismo de Santa Catarina na recém-criada região Vale dos imigrantes.

Para a coordenadora do projeto, a sociologa Terezinha Carneiro, a região é despovoada e isso afeta a identidade cultural tropeira, que é formada de diversos municípios e cidades da região e que não possui o devido reconhecimento como patrimônio cultural, tampouco como atrativo turístico. Já foram pensadas ações a serem colocadas em prática se o projeto for aprovado. São algumas das ações: Mobilizar e organizar a comunidade da Encruzilhada para interagir com o projeto e ser referência para outros núcleos que aderirem ao projeto; agendar visita dos parceiros ao Passo do Pontão com almoço e apresentação do projeto; e elaborar cartilhas populares sobre o Rio Uruguai, Passo do Pontão e Caminho das tropas na região do projeto.

Terezinha conta que a ideia deste projeto surgiu em uma roda de conversa entre amigos na antiga Biblioteca Municipal de Campos Novos, quando chegaram à conclusão de que seria importante transformar o tropeirismo em rota turística e cultural. “’O campo vai virar deserto’, este alerta veio da Epagri e de estatísticas nacionais, principalmente por falta de oportunidades de trabalho e renda para jovens e mulheres no meio rural, competitivas com os encantos urbanos. Este embrião da Rota do Passo do Pontão foi possível pelo trabalho voluntário de muitas pessoas. Seu potencial foi reconhecido pela Prefeitura de Campos Novos (Secretária de Turismo e Fundação Cultural) e incluído no Plano de Turismo da Amplasc (visão de 10 anos) adquirindo o status de política pública. Já foi apresentado aos parceiros gaúchos através da prefeitura de Barracão”, declarou. O investimento na rota visa o desenvolvimento sustentável da região com a história e a natureza presente e que se encontra ameaçada pelo esquecimento e êxodo rural. Terezinha defende a região por sua rica história e representatividade na região. “Seu diferencial turístico nos caminhos nacionais das tropas é o sítio arqueológico do Passo do Pontão, onde se encontra a divisa dos municípios de Campos Novos (SC), Celso Ramos (SC) e Barracão (RS). Paralelo ao Passo do Pontão, atualmente, encontramos a ponte da integração na BR-470”, explica.

Para o futuro, Terezinha descreveu no projeto sua visão de como vê a região. “Vemos a revitalização do sítio arqueológico do Passo do Pontão e do rio Uruguai. Que a rota turística do Passo do Pontão seja destaque no caminho nacional das tropas pela qualidade dos produtos e sérvios oferecidos aos visitantes e turistas. Que a população local esteja segura e satisfeita, empreendedora com os filhos em escolas de tempo integral, atendendo os turistas em um padrão de excelência em qualidade, para que retornem e disseminem informação sobre esse novo destino turístico”, disse.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1605 de 21 de Novembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui