2020 o ano de se investir em pessoas no ramo empresarial

Close up of business people hands together. Teamwork concept.

Comece o ano investido em pessoas e os resultados serão vistos no crescimento de sua empresa.

Close up of business people hands together. Teamwork concept.
Simone Manfroi

O início do mês de dezembro marca um momento duplo: O encerramento de um ciclo e o início de outro. Para muitos este é um momento de muito significado e de grandes reflexões. Tanto para pessoas quanto para empresas esses momentos pedem atitudes diferentes e renovação. No caso das organizações, que são importantes ferramentas econômicas, elas precisam cada vez mais seguir métodos mais inovadores de gestão para se manter e manter seus colaboradores motivados, afinal quem mantém as organizações é o conjunto de pessoas que ali presta serviços diariamente, não apenas o líder. Empregados e colaboradores são a força motriz de qualquer empresa. Uma empresa, por menor que seja, precisa não apenas de uma única pessoa, mas de todos que participam e colaboram por meio do trabalho prestado diariamente. Porém, o líder é responsável por manter todos conectados e motivados.

Analistas contábeis dizem que um funcionário desmotivado pode afetar até mesmo as finanças de uma empresa. Sendo assim a atenção às pessoas é fundamental dentro de uma organização. Dai surge a necessidade de cuidar do estado mental e físico de todos, pois o ambiente pode refletir negativa ou positivamente no comportamento de cada um. A Gestão Estratégica de Pessoas busca entender os colaboradores e o contexto no qual estão inseridos e proporcionar um ambiente mais saudável e satisfatório.
Através de um bom planejamento e da aplicação da gestão estratégica é possível incentivar os colaboradores a serem melhores profissionais e contribuírem para a sucesso da empresa A profissional Simone Manfroi, especialista no assunto conversou com equipe do jornal O Celeiro e destacou a importância desse método nas organizações. Para ela existem muitos desafios ao gerir pessoas, principalmente pelo fato de que cada um tem sua própria personalidade, ainda assim é possível potencializar e o otimizar as habilidades de cada um.

Confira a entrevista

Qual a principal dificuldade em gerir pessoas?
As pessoas possuem características e motivações especificas. Somos seres complexos. Encontrar lideres que se dispunham a aprender e atender aos anseios para otimizar as habilidades individuais, essa é a grande dificuldade de gerir pessoas.

Qual a importância e objetivos da gestão estratégica de pessoas?
A organização é feita de pessoas para pessoas, o principal objetivo da gestão estratégica de pessoas é entender e direcionar essa premissa.

É possível sentir satisfação no trabalho?
Com certeza! Há pessoas que fazem o que gostam, que conseguiram conciliar o prazer com o trabalho, porém na sua grande maioria, as pessoas trabalham pela necessidade financeira e a satisfação está justamente no fato de com seu trabalho poder alcançar objetivos financeiros que por consequência disponibilizam entre outras coisas, momentos de lazer.

Se sentir bem no ambiente organizacional é papel dos empregadores ou dos empregados?
É papel de ambos, claro que o empregador como liderança precisa exercer um papel mais ativo, mas depender somente do líder para isso é colocar seu futuro profissional nas mãos de outros.

*Reportagem publicada no ‘Especial Boas Festas’ do Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1609 de 19/12/2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui