Bombeiros e Polícia Civil dispõem dados das principais ocorrências de 2019

Incêndios, acidentes e apreensão de drogas estão entres as principais e mais preocupantes ocorrências.

O ano ainda não acabou, mas já é possível analisar as principais ocorrências alistadas pelos órgãos de segurança presentes em Campos Novos. Corpo de Bombeiros e Policia Civil levantaram os dados sobre as principais ocorrências registradas no município e região e a partir destes dados é possível estabelecer metas para evitar que os mesmos incidentes aconteçam no próximo ano. Entres as ocorrências citadas, as que mais causam preocupação são os fatores que causam risco a vida e a segurança do município. E não tem jeito, por desatenção ou não, sempre acontecem incidentes desagradáveis que causam transtornos e incomodam a população. E quem poderá nos defender? Quando a situação fica fora de controle a população logo chama os heróis de plantão. Os números de apenas três dígitos podem salvar vidas: O 190 – Policia Militar, o 193 – Bombeiros, e um 192 – Samu, devem ser acionados em casos emergenciais.

Porém, além dos acontecimentos acidentais, ainda existem os casos de crimes cometidos de forma consciente e que exigem uma aplicação mais rigorosa da lei. Assaltos, tráfico de drogas e violência doméstica listam as ocorrências do Brasil e do Mundo. Para casos de investigação, a Policia Civil surge como protagonista para ajudar a resolver essas situações que infelizmente tem crescido e deixado muitas vítimas. No município a Policia Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros tem prestado um ótimo serviço a comunidade. Constantemente vemos nos meios de comunicação a atuação desses órgãos para prestar socorro e promover a segurança da comunidade.

O Corpo de Bombeiros de Campo Novos segue incansável para atender todos os chamados ao quais são acionados, e são eles de toda ordem. O quartel local atende também as demandas dos municípios de Vargem, Celso Ramos e Abdon Batista. No ano de 2019 o quartel atendeu mais de 2000 ocorrências, em sua maioria na cidade de Campos Novos. As principais delas são para atendimento pré-hospitalares, que ao todo somaram 1.823, seguido de salvamento/busca e resgate que totalizou 168 casos atendidos, ficando os casos de incêndios em terceiro lugar com 127 casos atendidos no município.

Alguns fatos que fazem parte desses dados poderiam ter sido evitados se houvesse mais atenção e cuidados por parte das pessoas. O comandante Corporação, Tenente Nicolas Paolo Zanella, em documento enviado a imprensa relatou o desenvolvimento dos trabalhos e realizados e como forma de auxiliar ainda mais a população, o quartel forma bombeiros comunitários. “O Curso de Formação de Bombeiros Comunitários dá aos formandos a possibilidade de prestar serviços comunitários junto as Guarnições de Serviço do 3º Pelotão de Bombeiros Militar em Campos Novos. Estes Bombeiros Comunitários obtiveram instruções sobre Atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndio, instruções de resgate veicular, sistemas preventivos contra incêndio e pânico e produtos perigosos. Realizamos também o Curso de Formação de Bombeiros Mirim, no qual 15 crianças entre 9 e 13 anos tiveram ao longo de 10 encontros conhecimento e ensinamentos sobre prevenção a incêndios, noções de ordem unida, primeiros socorros e prevenção a acidentes domésticos”, disse o tenente.

A Policia Civil de Campos Novos também tem sido muito eficaz em seu trabalho de investigação e apreensões realizadas durante o ano de 2019. Ao todo a entidade registrou 4.455 boletins de ocorrências de janeiro a novembro, muitos deles relacionados a exames de direção e renovação de carteira. Mas o que chama a atenção nos dados repassados pela PC é o número de autos, mandados de prisão e de apreensões. Os dados dão conta de 98 prisões em flagrantes, 121 mandados de prisões cumpridos, 29 armas apreendidas, 74 kg de maconhas, 216 g de cocaína e 738 g de crack apreendidos, 283 cassações e suspensões de CNH e 343 investigações concluídas.

Um número expressivo nos dados encaminhados pela PC é a quantidade de atendimentos psicológicos realizados pelo Departamento de Proteção à Criança, Mulher e Idoso (DPCMI), que em 2019 chegou a 236. Este dado indica que houve casos registrados de violências contra grupos mais vulneráveis, fato que é preocupante. Talvez seja ilusório acreditar que casos de violência cheguem a zero, mas o trabalho da Policia Civil e a concretização da população para o assunto poderá trazer uma mudança nos números dos próximos anos.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1608 de 12 de dezembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui